O Ministério dos Transportes vai avaliar a viabilidade de atender as demandas dos governos de Mato Grosso do Sul e do Paraná para um novo traçado da ferrovia Norte-Sul, contemplando desde a região leste até o sul do Estado, e se interligando com a malha ferroviária paranaense. A decisão foi tomada em reunião do ministro Alfredo Nascimento com os governadores André Puccinelli e Beto Richa (PR), no início da tarde de hoje (16), em Brasília.
Do encontro participaram, também, membros da bancada dos dois estados, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, e um representante da estatal ferroviária Valec. O ministro determinou à Valec a realização de estudo de viabilidade econômica. O levantamento vai aproveitar estudos que já existem do projetos da Ferrovia Norte-Sul e da Ferroeste.
“O que interessa é a gente ver a ferrovia funcionando”, afirmou Nascimento, citando a série de impactos positivos que o empreendimento poderá trazer. A exemplo de resultados vistos, como é o caso da Bahia, com a construção da ferrovia Leste-Oeste, ele destacou a grande geração de empregos, aproveitamento de mão-de-obra local e movimentação da economia.
Ficou definido também na reunião a formação de um grupo de trabalho sob coordenação da Valec para dar andamento à proposta. Os representantes de Mato Grosso do Sul no grupo são o deputado federal Edson Giroto e o secretário estadual de Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Menezes. Um primeiro encontro da equipe já aconteceu nesta quarta-feira, logo após a reunião com o ministro.