O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito civil para apurar denúncias a respeito da poluição ambiental que estaria sendo causada pela empresa Ferrovia Novoeste – América Latina Logística (ALL). A contaminação ocorreria durante transporte, reaproveitamento e manuseio de combustíveis.
Segundo os autos, também será feito procedimentos de perícia para apurar o que vem ocorrendo na região através das denúncias. As reclamações foram feitas pelo Sindicato de Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que disse ainda que a empresa Ferrovia Novoeste demonstrava profundo desinteresse com a situação ambiental, desrespeitando normas e procedimentos para evitar acidentes com cargas poluentes.
Outro ponto levantado pelo Inquérito é de que anteriormente, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), por razões também ambientais, já foi firmado, e há descuido e irresponsabilidade também nos trechos de transporte de combustíveis localizado entre Campo Grande e Três Lagoas, Piraputanga e Camisão. Os representantes legais da empresa investigada serão notificados e o Ministério Público aguarda apresentação de documentos como licenças ambientais e documentos pessoais.