Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 09 de Abril de 2020, 18:30 - A | A

Quinta-feira, 09 de Abril de 2020, 18h:30 - A | A

Cuidados

Municípios de MS começam a receber respiradores hospitalares

Aparelhos continuaram a ser entregues na próxima semana

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

Municípios de MS começam a receber respiradores hospitalares

Alguns respiradores já passaram pelo concerto e foram entregues

Respiradores mecânicos começaram a chegar à unidade do Senai na Capital. O trabalho das equipes de conserto foi rápido e nesta quarta-feira o primeiro lote de 15 respiradores já havia passado por completa higienização e reparos, tendo sido então encaminhados para uma empresa terceirizada que faz a calibragem desses equipamentos, e esses custos serão arcados pela Energisa. Até o fim da semana já poderão ser devolvidos aos municípios, em perfeito estado para uso. “Num primeiro levantamento junto às prefeituras municipais conseguimos identificar 70 respiradores em todas as situações que se possam imaginar, alguns sucateados que só servem pra retirar peça”, explica o secretário da Semagro, Jaime Verruck. Esse levantamento aconteceu na semana passada e a ação foi rápida, como requer o momento. 

 

Ação foi articulada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com o Senai (Serviço Nacional da Indústria), que desenvolve iniciativa parecida em todo o Brasil. A Energisa, concessionária dos serviços de energia elétrica, entrou na parceria se dispondo a fazer o transporte dos equipamentos até o laboratório do Senai de Campo Grande, onde é feito o conserto. 

 

Esses foram os primeiros equipamentos liberados, que necessitavam de reparos básicos, conforme a assessoria, outros passam por manutenção e devem estar prontos para uso nos próximos dias. Os respiradores hospitalares – ou ventiladores mecânicos, como também são chamados – tornaram-se equipamento chave no atendimento a pacientes graves da Covid-19, doença ainda sem uma medicação definida. O vírus ataca o sistema respiratório provocando pneumonia, o paciente tem dificuldade de respirar, o que pode evoluir para óbito. O ventilador mecânico é vital nesse quadro para fazer chegar ar aos pulmões.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS