O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), fez, durante cerimônia na manhã desta segunda-feira em seu gabinete, a doação de um terreno de seis mil metros quadrados para o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, construir a Escola Técnica da Construção Civil, uma antiga reivindicação do setor no município.
O terreno fica ao lado da área destinada à construção da Escola Técnica Federal, próximo ao Aeroporto Internacional de Campo Grande. “Enfrentamos um grande problema na construção civil, que é falta de mão-de-obra qualificada. Com a doação desse terreno, a Fiems vai construir uma escola técnica que qualificará cinco mil trabalhadores para atuar no setor”, informa o prefeito.
Nelson Trad Filho destacou que a região, onde antes era um lixão, vai se transformar em um grande empreendimento de qualificação profissional. “Estamos dotando a nossa população de condições de ter conhecimento de qualidade e, com isso, ganhar o seu emprego de uma forma mais tranqüila”, disse.
Projeto
Sérgio Longen lembrou esse era um projeto antigo do Sistema Fiems com o Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção de Mato Grosso do Sul) para solucionar a falta de mão-de-obra qualificada para o setor em todo o Estado. “O nosso maior gargalo de qualificação era no setor da construção civil, que tem um déficit de dez mil trabalhadores, sendo cinco mil na Capital e cinco mil no interior do Estado”, informou.
O presidente da Fiems declarou que o projeto já está em andamento junto à CNI (Confederação Nacional da Indústria), em Brasília (DF), e deve ser concluído ainda neste ano. “Após concluirmos o projeto, vamos iniciar as obras, o que deve acontecer no começo do próximo ano”, prevê, destacando a parceria com a Prefeitura de Campo Grande e com o Governo do Estado na qualificação da mão-de-obra estadual.
A respeito da localização do terreno, Sérgio Longen disse que é excepcional, pois ficará ao lado da Escola Técnica Federal. “Nós entendemos que a demanda por mão-de-obra qualificada no Estado é muito forte e nosso compromisso, por meio do Senai, é capacitar e formar os profissionais para as mais variadas áreas”, disse, garantindo a viabilização desse projeto tão importante para a formação profissional de Mato Grosso do Sul. (Com Assessoria)