Foi colocado em funcionamento na manhã desta segunda-feira (27), pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), em Campo Grande, mais um ponto de ônibus chamado Peg Fácil, situado na rua 14 de Julho da Praça Ary Coelho, que vai atender cinco linhas: 052, 080, 084, 085 e 087.
O objetivo do projeto é de agilizar o transporte coletivo da Capital, principalmente durante o período de fim de ano em que está sendo oportuno para implementação do sistema, pois há aumento de pessoas que vão até a região central para fazer compras.
Estiveram presentes o Diretor de Transporte da Agetran, Lúcio Murilo Fregonese Barros, o Diretor do Departamento Operacional, Luiz Alencar, o Diretor da Assetur, João Resende, como também, alguns diretores das viações.
De acordo com o Diretor de Transporte da Agetran, Lúcio Murilo Fregonese Barros, três novas linhas do Peg fácil vão ser implantados na Capital, que serão na rua santa Emília, são Conrado e Paulo Coelho Machado. “A nossa expectativa é lançar um ponto de ônibus por mês, até para podermos ver a reação do publico. Por exemplo, nesse ponto de embarque da rua 14 de julho, a sua estrutura é um pouco maior em relação ao da rua 15 de novembro, devido aos estudos que fizemos com os usuários e assim, sucessivamente vamos corrigindo os erros para os próximos pontos”, disse Lúcio.
Segundo ainda Lúcio Murilo, até sexta-feira (31), haverá uma sinalização que será feita pela Agetran. “É uma faixa amarela que será pintada na parte horizontal dizendo que é a preferencial do ônibus. Também teremos sinalização vertical através das placas, indicando que essa faixa é apenas para o transporte”, explicou Lúcio.

Diretor de Transporte da Agetran, Lúcio Murilo Fregonese Barros afirma que três novas linhas serão implantadas na Capital
Foto: Deurico/Capital News
O novo Peg Fácil conta com duas catracas e a entrada está sendo feita pela parte traseira do ônibus. O funcionamento será de segunda a sexta-feira das 9h às 23h e aos sábados das 9h às 14h. No domingo não haverá funcionamento.
Conforme explica a Agetran, esses horários vão de acordo com a necessidade e o fluxo para o embarque, que poderá ser adaptado. A expectativa é que cerca de 3 mil pessoas passem pelo novo ponto de embarque diariamente.
De acordo com o diretor da Assetur, João Resende, o novo sistema de ônibus é fruto da pesquisa da agetran e assetur. “Esse sistema já acontece nas principais cidades do país, que estão preocupados com a questão da mobilidade e sendo assim, esse novo ponto esta facilitando o embarque reduzindo de 7 minutos a 1 minuto, na embarcação de um total de 40 a 50 pessoas”, disse.

Diretor da Assetur, João Resende explica que esse sistema de embarque é para facilitar a mobilidade da população
Foto: Deurico/Capital News
Questionado sobre se haverá diminuição da violência dentro dos ônibus com a implantação do novo sistema, João Resende acredita nessa redução. “A retirada do dinheiro de dentro do ônibus, com certeza é algo eficiente, e o delinqüente deverá ter um interesse menor em molestar o nosso passageiro e trabalhador”, afirmou.
Segundo a Agetran e a Assetur, existe a previsão de ser criado esse sistema de ônibus no Shopping Campo Grande. “Lá o fluxo é muito grande, e faremos um horário de funcionamento conforme o horário dos funcionários do Shopping, funcionando das 16h às 23h”, disse Lúcio Murilo.
Por Andiara Schweich - Capital News (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
23/11/2010 - 11:38
Agetran inaugura novo modelo de embarque em ônibus coletivos