Gerson Walber/PMCG
Consórcio Guaicuru espera demanda reduzida durante o feriado
O serviço de transporte público de Campo Grande vai manter plano de operação do período de férias escolares.caminhoneiros, adotado durante a greve dos caminhoneiros. Para economizar combustível, cerca de 70 ônibus deixam de circular.
De acordo com o Consórcio Guaicurus, o sistema prevê a retirada dos carros de reforço nos chamados horários de “rush” da manhã e tarde. Neste caso, são cerca de 20 ônibus a menos. A decisão foi tomada considerando ainda o baixo estoque de diesel das empresas, além do período de feriado prolongado - com a decretação de ponto facultativo pelo o governo do Estado e pela prefeitura.
O serviço segue sem risco de paralisação até 7 de junho, mas a escala de férias continua porque a distribuidora está sem receber o produto. A medida é preventiva. Com o feriado neste final de semana, demanda de passageiros deve ser reduzida, estima a concessionária responsável pelo seviço de transporte público na Capital.
Veja a lista de medidas prevista pelo plano de operação:
Retirada do reforço de veículos nos horários de rush da manhã e tarde. Cerca de 20 veículos a menos.
Carros da Linha Executiva (fresquinhos) continuam sem circular, pois consomem 30% a mais de combustível. Retirados de linha 23 ônibus. Todas as linhas executivas são atendidas pelos carros convencionais.
Ônibus articulados (32 carros) continuam sem circular. Consomem o dobro de combustível numa comparação com os carros convencionais. Se ocorrer aumento da demanda, a situação será revista.