Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Cotidiano Terça-feira, 22 de Julho de 2008, 19:09 - A | A

Terça-feira, 22 de Julho de 2008, 19h:09 - A | A

Órgãos do governo participam amanhã de lançamento de programa

Da Redaçăo

Nesta quarta-feira (23), às 14 horas, será lançado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) o projeto “Administrar”, que integra o programa Sanidade Sem Fronteiras, desenvolvido pela Famasul e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS). Entre os parceiros do programa estão a Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Sendo a terceira etapa do “Sanidade sem Fronteiras” – que conta com o projeto “Registrar”, que orienta os produtores sobre as informações que precisam ser conferidas, como compra e venda de gado e número de animais vacinados – o projeto “Administrar” pretende ensinar aos produtores rurais como planejar as atividades produtivas e capacitar para a tomada de decisões.

De acordo com Roberto Rachid Bacha, diretor-presidente da Iagro e que participa do lançamento do “Administrar”, o acúmulo de informações e o modo correto de utilizá-las traz novo caráter ao agronegócio. “Conhecendo o próprio negócio, o produtor pode tirar melhor aproveitamento de sua propriedade. Com um controle mais eficiente, o negócio se torna mais empresarial, deixando de lado práticas empíricas e focando o objetivo no ganho de qualidade”.

O programa Sanidade sem Fronteiras funciona desde 2007 e já formou 901 agentes de saúde animal e 422 em Educação Sanitária. Desde a implantação, 23.600 bovinos foram vermifugados, 11.200 receberam vacina contra carbúnculo, 1.050 foram imunizados contra brucelose e 21.300 receberam doses da vacina contra febre aftosa.

A Famasul fica na Rua Marcino dos Santos, 401. Bairro Cachoeira II. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS