Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 18 de Abril de 2019, 15:38 - A | A

Quinta-feira, 18 de Abril de 2019, 15h:38 - A | A

EQUILÍBRIO

Páscoa pode ser celebrada com itens saudáveis e que cabem no bolso do consumidor

Tilápia está entre os peixes mais procurados para a ocasião

Leonardo Barbosa
Capital News

Divulgação

Páscoa pode ser celebrada com itens saudáveis e que cabem no bolso do consumidor

Supermercados focam em venda de peixes nesta época do ano

Com a proximidade da Semana Santa e Páscoa, os campo-grandenses já se preparam para a tradicional celebração da data. Estudo realizado pelo IPF/MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio) aponta que 35,1% dos entrevistados irão preparar alimentação em casa, enquanto 26,4% vão celebrar o momento na casa de amigos ou familiares. Assim, a procura por itens tradicionais aumenta, principalmente nos supermercados. 

 

O produto mais buscado pelo consumidor, segundo a pesquisa, é o peixe, que estará na mesa de 33,86% das pessoas entrevistadas. A tilápia está entre as espécies mais procuradas e é considerada uma opção saudável e mais em conta para o consumidor. “Um prato que pode ser preparado no almoço de  Páscoa é o filé de tilápia ao molho branco e brócolis, fugindo um pouco do bacalhau ou o pintado”, comenta a nutricionista do Fort Atacadista, Gláucia Stasiak. 

 

Com baixa quantidade de gordura e mais barato que outros peixes, o filé de tilápia é uma boa alternativa para substituir a carne vermelha nesta época do ano. “Ela é rica em ômega 3, gordura que contribui para a saúde do coração. E, além disso, o prato é acompanhado pelo brócolis, que é fonte de fibra, vitamina C e cálcio”. 

 

A nutricionista também alerta para que os consumidores fiquem atentos às informações nutricionais dos alimentos. O filé de tilápia, pintado, tambaqui, bacalhau fino e bacalhau do porto são alguns dos exemplares vendidos pelo Fort Atacadista e que contam com adesão dos consumidores. 

 

“No caso dos peixes, uma dica é pressionar o dedo polegar sobre ele, se ao retirar o dedo a impressão estiver marcada, o recomendado é não consumir. As características sensoriais também devem ser observadas. A carne, a pele, a escama devem estar firmes. Além disso, o ideal é evitar as frituras para que não sejam perdidos os elementos nutritivos do peixe”, explica.  

 

Para acompanhar os pratos, a bebida mais indicada é o vinho. Dentre os diferentes tipos, a recomendação vem da produção chilena da MaCool. O MaCool Trivarietal – Sauvignon Blanc é um vinho branco seco de corpo leve a médio. De aroma frutado, é a combinação sugerida para saladas, peixes e frutos do mar.

 

 

As frutas, legumes e verduras também são opções para complementar a alimentação nesse período. Conforme a pesquisa do IPF/MS, em Mato Grosso do Sul, o índice de procura por esses produtos, juntos, somam quase 18%. Os atacarejos são algumas das formas de economizar e levar para casa frutas, legumes e verduras fresquinhas.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS