Mato Grosso do Sul é destaque na transparência da divulgação dos dados sobre a imunização, sendo classificado no nível “ótimo”, em pesquisa realizada por professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).
De acordo com os dados divulgados pelo Governo do Estado, MS conseguiu 96 pontos, o que o coloca no nível “alto”, considerado ótimo na transparência dos dados. Em nove categorias tivemos a nota máxima, entre elas as informações sobre: doses disponíveis, idade e faixa etária, população alvo, tipos de dose, tipo de vacina, localização, visualização, formato aberto e série histórica. O ITVC-19 adotou uma escala de 0 a 100 pontos. Os níveis foram definidos nas categorias opaco (0 – 19), baixo (20 – 39), médio (40-59), bom (60-79) e alto (80-100). Esta classificação coloca Mato Grosso do Sul na melhor classificação do levantamento.
A pesquisa é conduzida pelos professores Fabiano Maury Raupp (UDESC) e Ana Rita Silva Sacramento (UFBA). O levantamento é semanal e está na 8° edição. A pesquisa se trata de um levantamento sobre a transparência do processo de vacinação dos estados, por meio do ITVC-19 (Índice de Transparência da Vacinação contra a Covid-19). São levados em conta a divulgação de 10 itens sobre a imunização, para se chegar a pontuação e nível de cada estado.
Esta última atualização será divulgada nesta sexta-feira (25), nas redes sociais do Observatório de Finanças Públicas (OFiP).
Vacinômetro
Mato Grosso do Sul vacinou 1.467.169 pessoas, sendo 1.070.817 com a primeira dose e 396.352 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 38,12% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 14,11% foram imunizados com a segunda dose.
Vacinação em massa na Fronteira
Corumbá, Ponta Porã, Ladário, Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia e Aral Moreira terão todo a população adulta vacinada contra a covid-19 na próxima semana com a chegada de 150 mil doses da vacina Janssen em Mato Grosso do Sul. Iniciativa integra o estudo do Vaccine Effectiveness in Brazil Against Covid-19 (Vebra covid-19), que pesquisará a efetividade e impacto da vacinação em massa na região de fronteira no Brasil, em um público entre 18 a 50 anos.