Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 02 de Junho de 2022, 16:36 - A | A

Quinta-feira, 02 de Junho de 2022, 16h:36 - A | A

Meio-Ambiente

Prefeitura firma parceria para reflorestamento na região do Segredo

Nesta parte do córrego Segredo já foram plantadas mais de 30 mil árvores

Iury de Oliveira
Capital News

Divulgação/Prefeitura de Campo Grande

Prefeitura firma parceria para reflorestamento na região do Segredo

Prefeita Adriane Lopes assina termo

A prefeitura de Campo Grande firmou nesta quinta-feira (02) uma parceria com a empresa empresa social Ecoplantar para realização do reflorestamento e conscientização ambiental na Região do Segredo. Com isso foi assinado o Termo de Autorização de Uso de Área de 9 mil m2, localizado no Parque Linear do Segredo, na Avenida Prefeito Heráclito José Diniz de Figueiredo, Bairro Seminário.

 

O fundador da Ecoplantar, Marcos Eduardo Kirst, disse que esperava muito por essa permissão. “Aguardávamos a oficialização dessa permissão que auxiliará na formação de parcerias dispostas a investirem na restauração da mata ciliar do Córrego Segredo, visando a preservação da sua nascente. Bem como, a manutenção do local que hoje é morada de mais de 80 espécies de animais ``, disse.

 

O termo foi assinado pela prefeita, Adriane Lopes (Patriota) e pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa.

 

No local funciona o primeiro Drive Thru Ecológico do Brasil, iniciativa que já foi multiplicada em outros municípios. A área hoje é berçário para a reprodução de diversas espécies nativas de árvores como a copaíba, imbaúba, cabreúva, imbaúba, angico, paineira, pau-ferro entre outras que garantem moradia e alimento aos pássaros, peixes e demais animais.

 

Nesta parte do córrego Segredo já foram plantadas mais de 30 mil árvores, inclusive sendo possível avistar lontras, predadores do topo da cadeia onde a sua presença é um indicador de qualidade ambiental.

 

A empresa social iniciou o plantio de espécies nativas na mata ciliar do Córrego Segredo juntamente com a população. Uma a uma, está sendo formada uma floresta urbana que permite a restauração do ecossistema e da biodiversidade do local. A iniciativa contempla várias ODSs, como a Cidades e Comunidades Sustentáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água e Vida Terrestre.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS