No dia 22 de setembro, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e vários parceiros promovem, pelo segundo ano consecutivo, o evento “Na cidade sem meu carro”.
Esta iniciativa consiste em ações com o objetivo de: refletir sobre os problemas causados pelo modelo de mobilidade centrado no automóvel; despertar nos cidadãos a consciência sobre o uso racional e solidário do automóvel para combater a poluição e reduzir os gastos públicos; estimular o uso do transporte coletivo; estimular o desenvolvimento de novas tecnologias; apoiar as iniciativas municipais; informar os cidadãos sobre alternativas de mobilidade sustentável no planejamento urbano e no uso de combustíveis renováveis e não poluentes; incentivar a adoção de alternativas sustentáveis como o transporte a pé e de bicicletas.
A jornada "Na cidade sem meu carro" surgiu da preocupação com a qualidade do ar nas cidades. Tendo em vista os crescentes problemas relacionados ao uso do automóvel, vários países da União Européia lançaram esta iniciativa em 22 de setembro de 2000. No Brasil, o evento tem o engajamento institucional das prefeituras, que delimitam um perímetro de proteção dos automóveis, geralmente a área central ou outra de importância de tráfego.
Na Capital, o evento “Na cidade sem meu carro” será realizado no período das 8:00 horas às 18:00 horas. As atividades serão desenvolvidas na rua 14 de Julho no trecho entre a avenida Afonso Pena e a rua Dom Aquino, onde neste dia só circularão pedestres. A rua Barão do Rio Branco, entre Calógeras e 14 de Julho, terá circulação local.
Estão previstos shows culturais, exposição de trabalhos confeccionados por empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, além da presença de empresa de paisagismo e reflorestamento, brinquedos para diversão das crianças. Durante a programação haverá sorteio de bicicletas.