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Cotidiano Quarta-feira, 26 de Abril de 2023, 09:55 - A | A

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Relicitação

Primeira audiência pública sobre relicitação da Malha Oeste será hoje

Previsão é de que nova empresa comece a operar em 2024

Viviane Silva
Capital News

A. Ramos/Capital News

 Primeira audiência pública sobre relicitação da Malha Oeste será hoje

Primeira audiência pública sobre relicitação da Malha Oeste será hoje

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realiza na quarta-feira (26) a primeira audiência pública sobre a relicitação da ferrovia Malha Oeste, que corta Mato Grosso do Sul e São Paulo. O evento será no Grand Park Hotel, no bairro Chácara Cachoeira.

 

A reunião aberta será às 14h (de MS). O credenciamento para quem quiser discursar será aberto uma hora antes. O auditório do hotel, com capacidade de 150 lugares, fica na Avenida Afonso Pena, 5.282, próximo ao Shopping Campo Grande.

 

Já a segunda audiência será em Brasília (DF) no dia 3 de maio, às 10h (do DF), com transmissão ao vivo pelo canal da ANTT no YouTube. O evento será no SCES (Setor de Clubes Esportivos Sul), trecho 03, lote 10, Projeto Orla Polo 8.

 

De acordo com os estudos, o novo cenário não inclui a reativação do ramal de Ponta Porã. A relicitação traz novas propostas de modernização para a Malha Oeste. Entre as melhorias previstas para o projeto estão: modernização, ampliação e construção dos pátios de cruzamento; sinalização e CCO (Centro de Controle Operacional), que visam permitir a comunicação por satélite entre o CCO e os equipamentos de bordo; investimento em oficinas, instalações e aquisições de equipamentos de via; minimização de conflitos urbanos através da instalação de intervenções e 1 contorno ferroviário; e melhoramento da frota, através da renovação e aquisição de novos veículos para que a empresa possa garantir a eficiência das operações.

 

A previsão de investimento é de cerca de R$ 18 bilhões, previstos, exclusivamente, para o atendimento da demanda e operação ao longo dos anos de concessão, com destaque para modernização da via permanente da linha tronco.

 

Histórico

Em 21 de julho de 2020, a Rumo Malha Oeste S.A. - RMO apresentou à ANTT o pedido de devolução e relicitação da Malha Oeste. O pedido encontra amparo na Lei nº 13.448, de 5 de junho de 2017, que estabeleceu diretrizes gerais para prorrogação e relicitação dos contratos de concessão, e no Decreto nº 9.957, de 6 de agosto de 2019, que regulamentou o procedimento.

 

Nesse sentido, foi publicada, no Diário Oficial da União, de 20 de outubro de 2020, a Deliberação ANTT nº 440/2020, consolidando o entendimento da ANTT pela viabilidade do pedido.

 

A partir das manifestações da ANTT e do Ministério da Infraestrutura, atual Ministério dos Transportes, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos avaliou o pedido, manifestou-se favoravelmente e o submeteu à deliberação do presidente da República para qualificação no âmbito do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), conforme registrado na Resolução nº 146, de 2 de dezembro de 2020.

 

Por meio do Decreto nº 10.633, de 18 de fevereiro de 2021, o empreendimento público federal do setor ferroviário Malha Oeste, pertencente à extinta Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA e sob a responsabilidade da Rumo Malha Oeste (RMO), foi qualificado, no âmbito do PPI, para fins de relicitação.

 

Hoje está em vigor o 3º Termo Aditivo do contrato que está previsto até 2025 ou até a nova empresa assumir o trecho. A abertura da Audiência Pública faz parte do Plano de 100 dias do Ministério dos Transportes, o qual determina ações prioritárias para o âmbito da infraestrutura brasileira.

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