Suzano segue o cronograma de implantação do projeto Cerrado, de construção em Ribas do Rio Pardo da maior fábrica de celulose de linha única do mundo. Para a implantação da unidade em Mato Grosso do Sul, com geração de emprego e renda. “A fábrica vai gerar um crescimento no PIB de mais de 5%. E nós assumimos vários compromissos na área de infraestrutura, saneamento básico, saúde, educação e segurança pública que vão beneficiar a população de Ribas do Rio Pardo e de Mato Grosso do Sul. Hoje nós apresentamos essas realizações e a empresa também mostrou a evolução do projeto”, explicou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Para o diretor de relações corporativas da Suzano, Luis Bueno, o mais importante é o legado de infraestrutura que será deixado para a sociedade de Mato Grosso do Sul. “O Governo do Estado tem dado todo apoio ao projeto. Ele é importante para a Suzano, mas ele é muito mais importante para Mato Grosso do Sul. O projeto, que é o maior investimento privado no Brasil hoje, está 100% dentro do cronograma de horas trabalhadas e também no orçamento estimado. É um projeto super importante que vai gerar 10 mil empregos durante a fase de obras e, depois, 3 mil empregos durante a operação, a partir de 2024. Mas mais importante do que esse projeto são todos os benefícios que ele vai causar, não só para Ribas do Rio Pardo, mas para todo Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) acrescentou ainda que o projeto Cerrado vai ao encontro de objetivos como agregar valor à produção e gerar empregos e renda. “O nosso foco em Mato Grosso do Sul sempre é o de agregar valor às nossas matérias-primas, desenvolver as pessoas e gerar empregos. O projeto Cerrado vem dessa maneira contribuir para isso”, disse.
Também participaram da reunião com a diretoria da Suzano os secretários Maria Cecília Amendola da Motta (Educação), Renato Marcilio da Silva (Infraestrutura), Flávio Britto (Saúde) e Antonio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública).