Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 07 de Março de 2021, 12:55 - A | A

Domingo, 07 de Março de 2021, 12h:55 - A | A

Arborização

Projeto via verde realiza plantio de 5 mil árvores em Campo Grande

Iniciativa busca promover a arborização em espaços públicos da Capital

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Assecom

Câmara apresenta plano de Arborização Urbana de Dourados

Projeto promove arborização da Capital

Regiões urbanas do Anhanduizinho, Prosa, Segredo, Lagoa e Centro receberam neste ano o plantio de cinco mil novas árvores. As árvores são mudas de ipê mirim, magnólia, pata-de-vaca, aroeira pimenteira, jacarandá, quaresmeira e ipê amarelo, e foram plantadas por meio do Projeto Via Verde, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), o intuito do projeto é promover a arborização de passeios públicos.

 

Secretário municipal de meio ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, ressalta que para que se desenvolvam é necessário a cooperação da população. “Para que as mudas possam ter pleno desenvolvimento é preciso esse cuidado dos moradores. A Semadur identifica e define as regiões, a iniciativa privada realiza compensações ambientais por meio do plantio e a população nos auxilia zelando e preservando as mudas” reforçou via assessoria .

 

Alexsander Ferreira de Freitas Dias, recebeu duas mudas em frente ao estabelecimento em que trabalha, e explicou como cuida  das mudas. “Nós regamos sempre e entendo essa iniciativa como um bom começo, pois geralmente as pessoas ao invés de plantar elas estão cortando as árvores. E mais árvores ajudam na questão da temperatura tanto na calçada quanto no asfalto, além de deixar a paisagem mais agradável para todos”, informou via assessoria.

 

Campo Grande foi reconhecida internacionalmente pelo segundo ano consecutivo, como uma Tree Cities of the World, “Cidades Árvore do Mundo”. Título que representa o programa fundado pela The Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e busca  reconhecer cidades pelo mundo que se comprometem a cultivar e manter suas florestas urbanas.

 

O Projeto Via Verde tem o objetivo de recompor a arborização do passeio público em áreas residenciais, proporcionando assim uma melhoria na qualidade de vida dos campo-grandenses. Conforme a assessoria implantação do Projeto foi iniciada a partir da definição dos locais em que são realizadas as ações, para isso foi priorizado os locais em que  índice de cobertura vegetal possui valores inferiores ao da média do município, com base no Plano Diretor de Arborização Urbana. 

 

Até o momento, os locais que receberam o plantio são: Jardim América, Parque do Sol, Lageado, Taveirópolis, Jardim Futurista, Jardim Talismã, Centro, Guanabara, Morada Verde, Danúbio Azul e Santa Luzia.

 

Serviço:

Interessados em firmar parcerias podem obter informações pelos telefones: 4042-1323 ramal 2743 ou pelo e-mail: [email protected].

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS