Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Cotidiano Terça-feira, 16 de Novembro de 2010, 12:50 - A | A

Terça-feira, 16 de Novembro de 2010, 12h:50 - A | A

Quatro empresas e um consórcio concorrem à construção do Aquário do Pantanal

Karla Tatiane - Capital News

Foi aberta, às 10 horas, desta terça-feira (16), a documentação de quatro empresas e um consórcio que estão concorrendo à construção do Aquário do Pantanal.

As empresas que apresentaram proposta são: Egelte Engenharia Ltda (única de Mato Grosso do Sul); UNI Engenharia e Comércio Ltda; Consórcio Azevedo & Travassos – DM, constituído pelas empresas DM Construtora de Obras Ltda e Azevedo e Travassos S/A; Construtora Celi Ltda e a MPD Engenharia Ltda. No total, 16 empresas adquiriram o edital.

Após o primeiro passo do processo licitatório que é o recebimento da documentação, agora, será suspensa a licitação e analisada a documentação, tanto a parte técnica quanto a documental. Após a análise, convoca-se uma reunião pública onde serão anunciados os habilitados e os não habilitados. Será nesta reunião a abertura das propostas, que estão em poder da comissão e, em seguida, suspende-se novamente a licitação para análise das propostas.

A intenção que é todo o processo licitatório seja até o fim do ano. A obra está orçada em R$ 90 milhões e tem o prazo de 300 dias para ser executada.

O Aquário do Pantanal é considerado um dos maiores de água doce, com 6 milhões de litros de água, 263 espécies e 7.000 animais. A construção terá recursos do governo estadual. O local deve entrar em operação no início de 2012 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia.

Inicialmente projetado para impulsionar o turismo, o aquário teve seu objetivo ampliado para servir também como centro de pesquisa científica e de educação ambiental. O aquário terá eficiência energética, uso de materiais recicláveis e reuso de água.

O projeto dos 18.636 metros quadrados da construção tem assinatura do arquiteto Ruy Othake. O espaço irá abrigar um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal, instalações que foram desenhadas lado a lado com os 25 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies, além de contar com um tanque marinho.

O local também terá ambiente interno, que inclui um túnel de 180 graus e cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro.

O projeto apresenta uma estrutura de 90 metros de comprimento e 18 de altura. O prédio possuirá um amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação, entre outros detalhes. Escadas rolantes, comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levam o visitante aos tanques e a um ambiente especial para as sucuris. Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal, jacarés, ariranhas e lontras, entre outros animais. (Com informações Notícias MS)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS