Brasília foi palco nesta terça-feira (4) de debate sobre questão indígena. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, participou da reunião na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
O encontro contou com a presença do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP). De Mato Grosso do Sul participaram também o deputado Reinaldo Azambuja (PSDB/MS) e o presidente da Aprosoja/MS, Almir Dalpasquali. No final da tarde, Riedel teve audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cesar Peluzo, para tratar do mesmo assunto.
Para Riedel, a Famasul se faz presente representando a disposição do setor produtivo em buscar uma solução definitiva, que seja favorável para ambos os lados. “As alternativas passam pelo envolvimento do poder público, porque os proprietários precisam ser indenizados e é preciso oferecer políticas que garantam o desenvolvimento dessas etnias”, considerou o dirigente
As articulações em Brasília visam buscar definições para a questão territorial no Estado. Mato Grosso do Sul tem, atualmente, 47 propriedades rurais invadidas, uma condição que alimenta a insegurança jurídica no campo.