Campo Grande 11:16:39 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 30 de Maio de 2018, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 30 de Maio de 2018, 19h:15 - A | A

greve dos petroleiros

Revendedores de derivados do petróleo descartam efeito imediato de greve no estoque

Paralisação dos petroleiros atinge mais da metade das plataformas da bacia de Campos, no Rio de Janeiro

Flávio Brito
Capital News

Assessoria/Divulgação

Revendedores de derivados do petróleo descartam efeito imediato no estoque

Categoria quer a redução do preço do gás de cozinha e da gasolina

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) informou que até às 14h, 25 das 45 plataformas da bacia de Campos haviam aderido à greve de 72 horas da categoria, iniciada à meia-noite desta quarta-feira (30).  O Sindipetro-NF é ligado à Federação Única dos Petroleiros (FUP). A FNP que congrega cinco sindicatos, informou que houve 90% de adesão em suas unidades.

 

A greve dos petroleiros exige a redução dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis; a manutenção dos empregos e retomada da produção interna de combustíveis; o fim da importação da gasolina e outros derivados de petróleo; o fim da privatização e do desmonte do Sistema Petrobras; e a demissão do Pedro Parente da Presidência da Petrobras.

 

Assim como a greve dos caminhoneiros, a paralisação dos petroleiro pode mexer com o abastecimento de combustível, mas ainda não deve pesar sobre os estoques de derivados do petróleo, como é o caso da gasolina e do diesel. “É preocupante, mas existe estoque para atender. Só terá impacto caso perdure por muitos dias”, avalia o gerente-executivo do Sinpetro-MS, Edson Lazaroto. 

 

Além das plataformas, houve manifestações de petroleiros no Terminal de Cabiúnas, onde é armazenado o petróleo da bacia de Campos, e nas bases administrativas de Macaé.“Entre as 25 plataformas mobilizadas, 15 foram entregues em operação ao contingente mínimo da Petrobras, outras sete foram entregues paradas (quatro em razão de manutenção e três em razão de a equipe de contingência não ter como operar). As demais três tiveram adesão por meio do não embarque dos grupos que estavam programados para hoje”, informou o Sindipetro-NF.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS