A licitação para construção da ponte sobre o rio Paraguai que ligará as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta é disputada por dois consórcios compostos por empresas brasileiras e paraguaias. A obra constitui no principal elo da Rota Bioceânica, projeto que irá atravessar o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, por meio dos oceanos Atlântico e Pacífico. Conforme o projeto, a obra orçada em US$ 97,7 milhões será financiada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, as ofertas apresentaram deságio de 5% e 8% e agora serão avaliadas para que seja definido o consórcio vencedor.
Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck destaca a importância do projeto. “É um passo importante, sinaliza com o início da construção ainda no segundo semestre e está mantida a previsão de concluir a ponte em três anos”, comemorou. Segundo Verruck, a Rota Bioceânica irá impulsionar o desenvolvimento dos quatro países envolvidos, facilitando o incremento do comércio interno e das exportações por meio do Oceano Pacífico para a Ásia e Estados Unidos.
As empresas Tecnoedill Constructora S.A, Cidade Ltda e Paulitec Construções, compõem o consórcio Paraguai-Brasil, que propôs a construção da ponte pelo valor de US$ 89.787.010, deságio de 8,14% em relação ao valor orçado, que é de U$ 97.743.517. Enquanto o consórcio Puente Bioceánico, formado pelas empresas Ocho A AS e a Construtora Queiroz Galvão SA apresentou um orçamento de U$ 92.847.527, o que corresponde a redução de 5,01% do valor orçado.
De acordo com Verruck, o resultado será divulgado na próxima semana, para que as obras sejam iniciadas. O projeto, prevê que a ponte terá uma extensão de 680 metros, com 380 metros de luz livre, 22 metros de altura, duas torres com 100 metros de altura, viadutos de 150 metros em ambos os lados e pilares de luz a cada 30 metros. A estrutura conta ainda com pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5m de largura e de duas passagens nas laterais, com 2,5m cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas.
Por meio do Decreto Legislativo Nº 110, de junho de 2018, foi aprovado o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Paraguai para a Construção de uma Ponte Rodoviária Internacional sobre o Rio Paraguai entre as Cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta.
Em 21 de dezembro de 2018, o então presidente do Brasil, Michel Temer se reuniu com o do Paraguai, Mário Abdo Benítez para a assinatura do termo de autorização para a construção de duas pontes com recursos viabilizados pela Itaipu Binacional, uma das pontes é a Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho/MS.
A Comissão Mista Brasil-Paraguai permitiu em 2020 a contratação do Consórcio Prointec para executar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da proposta, além da elaboração do projeto final de engenharia, cadastramento e fiscalização no contexto da construção da ponte sobre o Rio Paraguai, entre os municípios de Carmelo Peralta e Porto Murtinho. Neste ano, no dia 12 de março foi publicado um Edital de Licitação Pública Internacional e na última sexta-feira (16), as propostas das empresas interessadas na obra foram conhecidas. Conforme o Governo do Estado, a expectativa é de que o consórcio vencedor seja divulgado na próxima semana e em seguida seja assinada a Ordem de Serviços para início das obras.