Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Saúde e Bem Estar Quinta-feira, 08 de Agosto de 2024, 12:44 - A | A

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2024, 12h:44 - A | A

Saúde

Dia Nacional e Mundial de Combate ao Colesterol destaca a importância da prevenção e controle

Comemoração visa conscientizar sobre os riscos do colesterol alto, que afeta cerca de 40% dos adultos no Brasil

Vivianne Nunes
Capital News

Você já notou embalagens de alimentos no supermercado que destacam altos teores de gorduras saturadas, açúcares e sódio? Esses rótulos são alertas sobre os riscos do consumo excessivo desses elementos. Por trás de uma má alimentação, um inimigo silencioso espreita: o colesterol alto. Em 8 de agosto, o Dia Nacional e Mundial de Combate ao Colesterol destaca a necessidade de ações concretas e rotineiras para enfrentar um problema que afeta cerca de 40% dos adultos no Brasil.

Tipos de colesterol
O colesterol é essencial para funções básicas do organismo, como a produção de hormônios e ácidos biliares. No entanto, o excesso de colesterol LDL, o “colesterol ruim”, pode se acumular nas artérias, formando placas de gordura e aumentando o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Além do LDL, o VLDL e o HDL são outras duas variações de colesterol, sendo o HDL conhecido como “colesterol bom” por ajudar a limpar as artérias.

Sintomas de colesterol alto são raros, mas podem incluir fadiga, palpitações, dores de cabeça, pressão alta e inchaço abdominal. "Uma dieta rica em gorduras saturadas, falta de exercício físico e acúmulo de peso são os principais pontos de atenção", explica o nutrólogo Rodrigo Pimentel, do Hospital Universitário Professor Edgar Santos, da Universidade Federal da Bahia (HUPES-UFBA/Ebserh).

Ebserh no combate ao colesterol
De Norte a Sul do Brasil, hospitais da Rede Ebserh garantem, pelo SUS, serviços especializados para o diagnóstico e tratamento do colesterol alto. "Com uma alimentação adequada, exercícios físicos regulares e acompanhamento médico, é possível diminuir e até reverter os efeitos do colesterol elevado", afirma o cardiologista Délcio Júnior, do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh).

O cuidado da Ebserh também se estende aos trabalhadores. No Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB/CHU-UFPA/Ebserh), o programa “Intervenção multidisciplinar no sobrepeso e obesidade de colaboradores de um hospital universitário em Belém do Pará” tem apresentado resultados positivos. A técnica em enfermagem Núbia Gomes, beneficiada pelo programa, relata: "Hoje, após minha mudança de hábitos, meus exames laboratoriais mostram níveis aceitáveis e até normais de colesterol. Houve uma melhora significativa na minha qualidade de vida, sono e concentração".

Dicas para manter o colesterol sob controle

*Evite gorduras saturadas e trans presentes em ultraprocessados.
*Prefira gorduras insaturadas encontradas em azeite de oliva, abacate e peixes oleosos.
*Consuma alimentos ricos em fibras solúveis como aveia e maçãs.
*Não abuse de álcool e cigarros.
*Pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.
*Faça exames regulares e monitore seus níveis de colesterol.

Serviço
Para ajudar no tratamento da doença, o Humap-UFMS elaborou a cartilha “Tenho colesterol alterado: dislipidemia, e agora?”, que reúne dicas práticas de alimentação e exercícios aos pacientes. Acesse o documento aqui.

Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e administra 45 hospitais universitários federais, apoiando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Essas unidades atendem pacientes do SUS, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS