Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou um drive-thru em Campo Grande. A iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com o Corpo de Bombeiros, visa facilitar o acesso da população, especialmente dos grupos prioritários, à vacinação. A pedagoga aposentada Zélia Aparecida dos Santos, de 64 anos, levou os pais, Leda (87) e Francisco (93), e destacou a importância da ação: “A vacina protege e ainda é uma forma de cuidar de quem a gente ama”.
Francisco dos Santos, servidor público aposentado, contou que se vacina todos os anos e nunca teve problemas. “Me sinto bem depois de tomar. É uma ação importante do Governo”, disse. Já a professora Elizete Grance, da educação infantil, lembrou que, por trabalhar com crianças, está mais exposta a vírus respiratórios e sempre se antecipa na vacinação. “Ajuda a reduzir os sintomas. A gripe pode ser mais leve, mas a proteção faz diferença”, afirmou.
No primeiro dia de campanha, 360 doses foram aplicadas no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, que inclui idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, professores e pessoas com comorbidades. A campanha segue até 17 de abril, no Quartel do Corpo de Bombeiros da Rua 14 de Julho, com atendimento noturno nos dias úteis e em dois períodos aos fins de semana.
Além da Capital, o Estado distribuiu 524 mil doses para os 79 municípios sul-mato-grossenses, garantindo o avanço da imunização em todo o território. A campanha reforça a importância da vacinação como ferramenta essencial para prevenir complicações respiratórias, reduzir internações e proteger tanto os indivíduos quanto a coletividade.