Celebrando o Dia Internacional do Ioga, o Parque das Nações Indígenas sediou no último domingo (23) o Festival de Ioga - Vida Saudável. O evento reuniu diversas pessoas, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a importância do ioga no Brasil, especialmente em Mato Grosso do Sul e em Campo Grande.
"Temos uma determinação do governador Eduardo Riedel e do secretário Maurício Simões para valorizar essa prática essencial para o equilíbrio e a saúde, especialmente nesse momento conturbado da vida moderna. Já temos recursos previstos para o ano que vem, graças à emenda parlamentar do senador Nelsinho Trad e do deputado Beto Pereira, para um grande festival de ioga. Com a união de forças da Secretaria de Saúde, do Governo do Estado, da Fundesporte e todos os parceiros, vamos oportunizar à população esta prática tão importante".
Sunila Krishna, chefe de chancelaria da embaixada da Índia no Brasil, enfatizou a popularidade e a mensagem de união promovida pelo ioga no Brasil.
"Agradeço a todas as pessoas que acordaram cedo para estar aqui no Parque. Isso mostra a popularidade do ioga no Brasil e a importância da mensagem de união que buscamos promover. Estou imensamente agradecida e dou as boas-vindas na celebração do décimo Dia Internacional do Ioga em Campo Grande. A prática do ioga simboliza a união de mente e corpo, promovendo saúde integral e autoconhecimento, celebrando nossa humanidade comum e nossa intenção de viver em paz uns com os outros".
A diretora-presidente da Associação Yoga para Todos CG, Tatiane Fernandes, que ministrou uma das aulas, ressaltou os benefícios da prática.
"Celebrar o Dia Internacional do Ioga fortalece e relembra os benefícios para o bem-estar físico, emocional e mental. A prática deve estar acessível a todos para trazer bem-estar. Ioga ajuda a liberar tensões e dores no corpo, proporcionando bem-estar físico. A partir daí, com a respiração, a pessoa aprende a controlar melhor as emoções, trazendo bem-estar em todos os níveis".
Bruna Ramos de Almeida, professora de Biologia e praticante há seis anos, descreveu o ioga como um estilo de vida que promove respeito e amor por todos os seres e pela natureza.
"Ioga é um estilo de vida, uma forma de olhar para a vida diferente. Respeito os animais, a natureza, meu próprio corpo e as pessoas, tudo com mais amor. Ioga nos ensina a lidar com nossas emoções e mente, proporcionando paz e autocuidado em meio ao estresse da vida moderna".