Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 08 de Outubro de 2024


Saúde e Bem Estar Quinta-feira, 11 de Julho de 2024, 07:56 - A | A

Quinta-feira, 11 de Julho de 2024, 07h:56 - A | A

Saúde em dia

Indígenas participam da 4ª edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania

O evento é promovido pelo Governo do Estado de MS e Sejusp

Renata Santos Portela
Capital News

Os indígenas Aldeia Cachoeirinha em Miranda, município que fica a 182 quilômetros de Campo Grande participaram de 4ª edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania. A população teve acesso a vários serviços como emissão de documentos pessoais, solicitação de benefícios junto ao INSS, casamentos, divórcios, atendimentos na defensoria pública, consultas médicas entre outros serviços.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania). A ação foi na Escola Municipal Indígena Pólo Coronel Nicolau Horta Barbosa.

Além da comunidade local, as comunidades Argola; Babaçu; Boa Esperança; Lagoinha; Lalima; Mãe Terra; Moreira; Morrinho; Passarinho; Kinikinau; Kay Koe e Nossa Senhora de Fátima também receberam atendimento. Ao todo, mais de 5.138 indígenas do município de Miranda tiveram seus direitos assegurados entre os dias 6 e 7 de julho.

João Garrigó

Indígenas participam da 4ª edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania

Antônia Faustino, que há muito tempo esperava para fazer o RG. conseguiu emitir o documento

O MS em Ação: Segurança e Cidadania tem o objetivo de transformar as comunidades indígenas, promovendo inclusão, respeito aos direitos e melhorias nas condições de vida. Esse impacto tem sido sentido pelos moradores das comunidades. A ação proporcionou a emissão de 1.240 documentos, mudando a realidade de muitas pessoas como da Antônia Faustino, que há muito tempo esperava para fazer o RG.

Presente durante os dois dias da ação as forças de segurança do Estado, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Choque, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, promoveram uma conexão com a comunidade indígena e uma troca de vivências e escuta.

Programa “MS em Ação: Segurança e Cidadania”

O programa foi criado com o propósito de fortalecer e aprimorar as políticas voltadas para o exercício pleno da cidadania, direcionadas às comunidades tradicionais, bem como às populações que residem em regiões remotas, de difícil acesso e em condições de vulnerabilidade.
Garantindo a proteção dos direitos humanos, a preservação da cultura e identidade, a promoção da igualdade e inclusão, o desenvolvimento sustentável, o empoderamento comunitário, a redução das disparidades sociais e o respeito ao território.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS