Campo Grande 00:00:00 Domingo, 10 de Novembro de 2024



Saúde e Bem Estar Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 12:13 - A | A

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 12h:13 - A | A

Vacina da Dengue

Ministério da Saúde anuncia vacinação contra Dengue em várias regiões do Brasil

Mato Grosso do Sul receberá vacina que já está sendo aplicada em Dourados

Juliana Brum
Capital News

Rogério Vidmantas/Capital News

Primeira pessoa vacinada perdeu o filho de 15 anos para dengue

Maria Aparecida Santana Carvalho Gonçalves tomou a primeira em Dourados

Após Dourados iniciar a vacinação contra a Dengue o Ministério da Saúde anunciou vacinação em fevereiro contra a dengue para vários Estados, dentre eles o Mato Grosso do Sul. 

As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2.Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

“A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.”

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Em Dourados a campanha contra a Dengue entra na quarta semana de imunização até agora 13.673 pessoas foram vacinadas. As doses são aplicadas em período integral nos postos de saúde e o município é o primeiro do País a ter vacinação em massa. A quantidade de pessoas imunizadas, no entanto, está longe da meta, que é vacinar 150 mil douradenses.

Já foram vacinadas 7.749 mulheres e 5.924 homens que receberam a primeira dose da Qdenga – vacina japonesa.

• Leia também:
Reportagem Especial | Mãe que perdeu filho para a dengue, quer transformar dor em luta contra a doença

Rogério Vidmantas/Capital News

Vacina Dengue

Laboratório Takeda garantiu 300 mil doses para ação que já acontece no município de Dourados

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS