Rogério Vidmantas/Capital News
Maria Aparecida Santana Carvalho Gonçalves tomou a primeira em Dourados
Após Dourados iniciar a vacinação contra a Dengue o Ministério da Saúde anunciou vacinação em fevereiro contra a dengue para vários Estados, dentre eles o Mato Grosso do Sul.
As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2.Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
“A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.”
O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).
Em Dourados a campanha contra a Dengue entra na quarta semana de imunização até agora 13.673 pessoas foram vacinadas. As doses são aplicadas em período integral nos postos de saúde e o município é o primeiro do País a ter vacinação em massa. A quantidade de pessoas imunizadas, no entanto, está longe da meta, que é vacinar 150 mil douradenses.
Já foram vacinadas 7.749 mulheres e 5.924 homens que receberam a primeira dose da Qdenga – vacina japonesa.
• Leia também:
Reportagem Especial | Mãe que perdeu filho para a dengue, quer transformar dor em luta contra a doença