Na tarde desta quarta-feira (23), foi realizada a terceira captação de órgãos de 2025 no Hospital da Vida, em Dourados. O procedimento envolveu a doação de rins, fígado e córneas de um paciente de 48 anos, residente da região sul do estado, com apoio logístico da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que providenciou um helicóptero para o transporte imediato dos órgãos.
O fígado e as córneas foram levados para Campo Grande, onde o fígado foi transplantado no Hospital Adventista do Pênfigo. Já os rins foram transportados diretamente para Porto Alegre, onde beneficiarão pacientes em lista de espera para o transplante.
De acordo com o médico Gustavo Rapassi, responsável pelos transplantes renais, o fígado passou por um processo de avaliação rigorosa devido à dúvida inicial sobre sua viabilidade, mas, após confirmação, a PRF foi acionada para garantir que o órgão chegasse a tempo.
Ludelça Dorneles, coordenadora da OPO em Dourados, ressaltou que, apesar do número de doações ter caído após a pandemia, essa captação marca um avanço, sendo a terceira em 2025. O Hospital da Vida, referência para a região sul do estado, enfrenta desafios na captação devido à negativa de muitas famílias, mesmo com sua estrutura de portas abertas.