Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Abril de 2025


Saúde e Bem Estar Domingo, 27 de Abril de 2025, 08:05 - A | A

Domingo, 27 de Abril de 2025, 08h:05 - A | A

Atenção

Vacina contra a gripe é liberada para todos os públicos em Campo Grande

Imunização começa neste domingo (27) e busca conter avanço de síndromes respiratórias no estado

Viviane Freitas
Capital News

A partir deste domingo (27), a vacina contra a gripe estará liberada para toda a população em Campo Grande. Inicialmente, a vacinação acontecerá na Igreja Universal, localizada na Avenida Mato Grosso, 921 - Centro. Já a partir de segunda-feira (28), todas as unidades de saúde do município estarão oferecendo o imunizante.

A decisão foi tomada neste sábado (26), durante reunião do Centro de Operações de Emergência (COE) para Doenças Respiratórias e Arboviroses, realizada na Prefeitura de Campo Grande, com a presença da prefeita Adriane Lopes, da secretária municipal de saúde, Rosana Leite, do chefe de imunização da SES/MS, Frederico de Moraes, da vice-prefeita Camila Nascimento e representantes de outras entidades.

Segundo Rosana Leite, a medida busca conter o aumento de casos de síndromes respiratórias no estado, que tem pressionado o sistema de saúde. “Mato Grosso do Sul mantém uma tendência de crescimento dos casos, e, com a alta circulação do vírus, decretamos estado de emergência por falta de leitos e pela situação epidemiológica", afirmou a secretária.

A situação é considerada crítica, principalmente devido ao avanço dos casos de Influenza A e Vírus Sincicial Respiratório. Rosana destacou que o tempo prolongado de internação dificulta a liberação de leitos, aumentando o risco de colapso hospitalar nas próximas semanas. Ela também mencionou a possibilidade de vacinação de crianças diretamente nas escolas, mediante autorização dos pais.

O programa "Aluno Imunizado" é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com as secretarias de Saúde e Educação do município e do estado. Além da vacinação, autoridades orientam a população a adotar outras medidas de prevenção, especialmente para bebês menores de seis meses, que apresentam sistema imunológico mais frágil.

Desde janeiro, Mato Grosso do Sul já registrou mais de 70 mortes por síndrome respiratória grave, incluindo óbitos de bebês com menos de um mês de vida. Por isso, a recomendação é evitar saídas e aglomerações para proteger os mais vulneráveis.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS