Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024



Saúde e Bem Estar Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 15:25 - A | A

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 15h:25 - A | A

Vacinação

Vacina da dengue será destina a todos os municípios de Mato Grosso do Sul

Estado está entre os estados brasileiros aptos a receber doses da vacina

Layane Costa
Capital News

Em meios aos casos de Dengue no Mato Grosso do Sul, uma notícia positiva para a população sul-mato-grossense. O Estado está entre os estados brasileiros aptos a receber doses da vacina contra a Dengue fornecida pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) aguarda o Ministério da Saúde informar o quantitativo de doses que serão encaminhadas para o MS.

Conforme a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a secretaria permanece no aguardo de novas orientações por parte do Ministério da Saúde.

“Assim que o Estado receber essas doses fará a oferta e a entrega aos 78 municípios. Nesse primeiro momento, o Ministério da Saúde disse que o único município que não receberia essas doses seria o município de Dourados, visto que o município já recebeu um quantitativo através de um projeto entre o município e o laboratório, então para tanto, Dourados não receberia do Ministério da Saúde essas primeiras remessas, vindo a contemplar os demais municípios”, explica Ana Paula.

Neste primeiro momento o público-alvo são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização pela doença, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

“Toda a população dentro dessa faixa etária será contemplada, visto que o Ministério da Saúde espera receber novas remessas e, para tanto, ampliar a cobertura de acesso para as demais populações”, assegura Ana Paula.

O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A SAS aguarda a publicação de Nota Técnica pelo Ministério da Saúde.

• Saiba mais sobre a Vacina da dengue

Sobre a vacina

No último sábado (20) o Brasil recebeu a primeira remessa com cerca de 750 mil doses da vacina contra a dengue que será disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina fornecidas pela farmacêutica Takeda e a segunda remessa, com 570 mil doses, tem previsão para ser entregue em fevereiro.

O Ministério da Saúde adquiriu o total de 5,2 milhões de doses que serão entregues ao longo de 2024, até o mês de novembro.

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS