O novo Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (27/2), aponta um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças e adolescentes de até 14 anos, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e no estado de Sergipe. A análise também revelou estabilidade ou oscilação no número de novos casos de Covid-19, que afeta principalmente idosos em alguns estados, como os das regiões Norte, Nordeste e Mato Grosso.
Em relação ao Carnaval, o estudo indicou que não há estados com incidência alta ou muito alta de Covid-19, permitindo que as pessoas aproveitem as festividades com segurança. A pesquisadora Tatiana Portella, do Boletim InfoGripe, recomendou que quem apresentar sintomas gripais, como febre e tosse, evite aglomerações e, se participar das festas, use máscara e priorize ambientes abertos. A recomendação também vale para o pós-Carnaval, com a orientação de não visitar pessoas vulneráveis, como idosos e crianças pequenas.
O aumento de casos de SRAG entre crianças e adolescentes nesta época do ano segue um padrão observado em anos anteriores. Segundo Portella, o aumento não é motivo de grande preocupação, mas deve ser acompanhado, especialmente em Goiás, onde o vírus sincicial respiratório (VSR) está em circulação. No entanto, em outros estados, a causa do aumento ainda não foi identificada. A pesquisadora também destacou que, no momento, não há áreas de alto risco para Covid-19.
Em termos de casos totais, o ano epidemiológico de 2025 registrou 13.551 casos de SRAG, com 48,7% positivos para Covid-19. A análise de longo prazo aponta aumento de casos em nove estados: Acre, Amazonas, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. Além disso, dez capitais estão em alerta para SRAG, com destaque para Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Palmas, Rio Branco e Vitória.