Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Cotidiano Sábado, 27 de Setembro de 2008, 09:18 - A | A

Sábado, 27 de Setembro de 2008, 09h:18 - A | A

Segurança será reforçada no dia das eleições em todo Estado

Lucia Morel - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Treze municípios do interior de Mato Grosso do Sul receberão reforço de homens da Polícia Civil para o dia das eleições municipais, 5 de outubro. De acordo com o secretário de justiça e segurança pública, Wantuir Jacini, a necessidade de mais homens nessas regiões se deve ao pouco efetivo policial desses municípios. A judá parte do próprio Estado e vai ajudar as seguintes cidades: Dois Irmãos do Buriti; Jaraguari; Laguna Caarapã; Novo Horizonte do Sul; Bataguassu; Ivinhema; Sete Quedas; Iguatemi; Bodoquena; Inocência; Figueirão; Japorã e Alcinópolis.

Além disso, em todo MS, 100% do efetivo das policias militar e civil e também o Corpo de Bombeiros estarão atuando para garantir a segurança no dia do pleito. Além disso, d forma integrada, as delegacias da Polícia Federal, maior responsável pela fiscalização eleitoral, Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal estarão atuando na segurança nas eleições. Nas cidades do interior em que não há delegacias da PF, a Polícia Civil estará realizando o serviço de fiscalização.

Tropas do Exército também foram solicitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral para assegurar a paz no dia do pleito em quatro municípios: Aquidauana, Bela Vista, Dourados e Miranda. Em Aquidauna, um incêndio ainda não solucionado, mas provocado, ocorreu em carros que estavam em frente ao comitê do candidato Odilon Ribeiro (PDT). Já em Bela Vista, o candidato a vereador Flávio Godoy,também do PDT foi assassinado e em Dourados a disputa acirrada provoca um clima de animosidade entre os candidatos.

De acordo com o TRE, a justificativa para o pedido de reforço do Exército nessas cidades se deve ao fato de “as animosidades políticas nessas comarcas ultrapassam o estado de normalidade e regularidade de um processo político”. A decisão acerca do pedido vai ser julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na próxima semana haverá uma respostas definitiva.

Policiamento
A Polícia Militar, aqui em Campo Grande, fará um policiamento ostensivo a pé, com motocicletas e com viaturas, para intensificar a fiscalização da Lei Seca, já que está proibida a venda de bebidas alcoólicas no dia do pleito das 3 horas às 19 horas. Todos os locais de votação contarão com a presença permanente de policiais militares. Além disso, o Comando Geral da PM manterá reserva técnica de pessoal, ou seja, equipes de prontidão para emprego imediato, para atuar na Capital ou interior, caso necessário.

Em municípios do interior do Estado, a PM irá reforçar o efetivo policial, com praças e oficiais, sendo realizadas todas as modalidades de policiamento, inclusive a montada.

Já a Polícia Civil, no Centro Integrado de Polícia Especializada (Cepol) e a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), unidades de atendimento 24 horas, terão seus plantões reforçados com delegados, escrivães, investigadores e viaturas. Os delegados plantonistas manterão contato com os juízes eleitorais.

Além do efetivo legal, estarão trabalhando no dia da eleição delegados, escrivães e investigadores que vão exercer as funções de Polícia Judiciária Eleitoral. Um delegado de Polícia estará na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) durante o pleito e apuração, para melhor contato entre o Tribunal e as diversas equipes de trabalho da Polícia Civil que estarão atuando em todo o Estado.

O Corpo de Bombeiros, através de suas unidades operacionais, irá executar atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, busca, salvamento e socorro público. As escalas de serviço serão reforçadas em todo o Estado, para garantir agilidade na “pronta resposta”.

Na Capital, os Bombeiros farão vistoria das instalações do TRE e, no dia da votação, manterá viaturas de resgate e salvamento na sede do Tribunal e acompanhará os trabalhos de isolamento do TRE, permanecendo até o final da apuração dos votos.

Já no interior, a corporação manterá um oficial em contato direto com os juízes eleitorais dos municípios em que há unidade dos Bombeiros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS