Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 15 de Setembro de 2008, 18:44 - A | A

Segunda-feira, 15 de Setembro de 2008, 18h:44 - A | A

Sejusp treina servidores de varas criminais da capital e interior

Da Redação (JG)

Começou hoje e vai até o próximo dia 25 o processo de capacitação de servidores das varas criminais do interior do estado, para inclusão e acesso aos dados sobre antecedentes criminais em sistema de informações já utilizado pela Sejusp.

A integração do poder judiciário no sistema é resultado de uma parceria entre o governo de Mato Grosso do Sul e o Tribunal de Justiça.

A parceria deverá agilizar a demanda de trabalho entre os órgãos. Atualmente a informação leva até 30 dias para ser concluída, contando entre a data da emissão do ofício e a obtenção da resposta entre os órgãos. Sem falar na economia de papel, já que mensalmente são trocados cerca de três mil ofícios entre as Varas Criminais do Poder Judiciário e o Instituto de Identificação.

“Com a implantação do sistema, essa demanda cairá para zero, não haverá mais papel, e os juízes poderão consultar as fichas de antecedentes criminais e enviar informações sobre a distribuição dos processos e sentenças - condenações, penas ou baixa de processos, pelo próprio sistema, de forma on-line”, explicou o perito criminal Alberto Dias Terra. Caberá ao Instituto apenas a validação da informação e a inclusão no banco de dados criminal.

Inicialmente, serão capacitados cerca de 60 servidores das comarcas de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba e Três Lagoas. O treinamento será ministrado por peritos papiloscopistas do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, no laboratório de informática da Escola do Servidor Público do Poder Judiciário (ESPJ), localizado na rua Antônio Maria Coelho, 6.065, Vivendas do Bosque, das 8 às 18h.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS