Alegando não ter recebido o pagamento equivalente ao mês de agosto, o setor de enfermagem da Santa Casa de Campo Grande anuncia greve a partir desta segunda-feira (11).
De acordo com Lázaro Santana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Siems), 70% dos profissionais acataram a movimentação e permanecerão com os braços cruzados, por período indeterminado.
O objetivo é pressionar a administração do hospital para que o pagamento seja feito. Porém, a informação é de que não há uma previsão de data para isso.
O motivo do atraso salarial, segundo a Santa Casa, é que os repasses das verbas financeiras pela prefeitura municipal de Campo Grande e governo do Estado ainda não foram efetuados.
Para o sindicalista, paralisar as atividades foi a alternativa encontrada pela categoria. “Desde dezembro de 2016 estamos enfrentando este problema que resulta principalmente pelo entrave entre hospital e prefeitura. Em todo este tempo já nos manifestamos, cobramos a resolução, mostramos nossa indignação, no entanto, os atrasos continuam mês a mês, nada é feito para evitar este constrangimento. Somos trabalhadores e temos famílias, mais do que os nossos salários, exigimos respeito”, destaca Lázaro.
Câmara Municipal
Em agosto, centenas de profissionais da Santa Casa estiveram na Câmara Municipal e cobraram um posicionamento e até mesmo intervenção dos vereadores para solucionar a questão tendo em vista que não apenas os trabalhadores, mas toda a sociedade é penalizada com os atrasos e embates entre hospital e município. “Até agora, um mês depois, não recebemos respostas”, lamenta Lázaro Santana.
Mobilização
Protesto dos enfermeiros deve durar toda a manhã desta segunda-feira, em frente ao hospital.