Para a Semana da Conciliação, que será realizada em todo o país de 1º a 5 de dezembro, já estão agendadas em Mato Grosso do Sul 4.235 audiências, 1.578 na Capital e 2.657 no interior. Os dados ainda são preliminares, mas já começam a desenhar o esforço do Poder Judiciário em promover a justiça rápida e eficiente por meio da conciliação.
Nesta edição, as 54 comarcas sul-mato-grossenses participam, porém os números ainda não abrangem todas porque algumas ainda estão agendando, outras apresentarão estatísticas totalizadas na próxima semana - em razão da procura, mas em todas as varas, os servidores estão atentos: o prazo para agendamento termina hoje (14) e não haverá prorrogação.
As partes interessadas na conciliação podem solicitar a designação de audiência de conciliação no cartório da vara onde o processo está tramitando, que o cartório providenciará as intimações necessárias. Depois desse prazo, o agendamento somente será possível se as duas partes comparecerem ao cartório, pois não haverá tempo hábil para intimação das partes.
O objetivo da mobilização é disseminar em todo o país a cultura da paz e do diálogo, desestimular condutas que tendem a gerar conflitos e proporcionar às partes uma experiência de sucesso na conciliação. A novidade deste ano é a participação dos desembargadores Tânia Garcia de Freitas Borges, Sideni Socini Pimentel, Vladimir Abreu da Silva, Luiz Tadeu Barbosa Silva e Fernando Mauro Moreira Marinho – a primeira participou em 2007, mas foi a única. (TJ/MS)