De 06 a 13 de agosto acontece a Semana de Economia 2012, com atividades em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. Realizada anualmente pelo Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul o evento tem o objetivo de comemorar o dia do profissional (13 de agosto).
Com o tema “Desenvolvimento Regional: políticas, inovação e atuação do Economista” o evento vai acontecer em conjunto com a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, que acontece de 06 a 08 de agosto.
No dia 08, às 19h, o economista e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, Marco Aurélio Costa, abre oficialmente a Semana de Economia falando sobre “Políticas de Desenvolvimento: Atuação Nacional e Perspectivas Regionais”. O palestra acontecerá no auditório do Sebrae.
Nos dias 09 e 10 serão realizadas palestras em Dourados e Ponta Porã, respectivamente, sobre a “Importância da inovação no processo de Desenvolvimento Regional”, ambas às 19h.
Ainda no dia 10, às 09h, haverá uma palestra ministrada pela economista e Diretora de Operações do Sebrae MS, Maristela França sobre a “Atuação do Economista na promoção do Desenvolvimento Regional”, no Auditório do DEA/UFMS.
Homenagens
Como forma de reconhecimento, o Corecon/MS irá entregar suas comendas, sendo a um economista atuante (Comenda Adam Smith), um profissional renomado e que tenha contribuído para a classe (Comanda Guaicurus de Economia) e um acadêmico de destaque (Comenda Jovem Economista).
No dia 13 de agosto, durante Sessão Solene na Câmara de Vereadores, a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet será homenageada com a comenda Guaicurus de Economia e o economista Paulo Ponzini receberá a comenda Adam Smith.
Já receberam a Comenda Guaicurus de Economia, Ramez Tebet (2007), André Puccinelli (2008), Ueze Zahran (2009), Odilon de Oliveira (2010) e Marisa Serrano (2011). Foram premiados com a Comenda Adam Smith os economistas Jaime Elias Verruck (2008), Cláudio George Mendonça (2009), Wagner Bertoli (2010) e Pedro Chaves (2011).
No mesmo dia ainda será entregue a ‘Comenda Campo Grande’ à personalidades que contribuem para o desenvolvimento econômico estadual. Essas indicações foram feitas pelos vereadores.