Campo Grande 00:00:00 Domingo, 12 de Janeiro de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 30 de Outubro de 2009, 19:02 - A | A

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2009, 19h:02 - A | A

Seminário voltado para o produtor rural discute tecnologias sociais

Da Redação (AP)

Com o intuito de promover e difundir informações de pesquisas e experiências que impulsionam o setor rural, o Projeto de Apoio a Produção Sustentável do Território da Cidadania, oferece no dia 9 de novembro, em Bonito, o “Seminário Tecnologias Sociais”, voltado para produtores rurais do Estado de Mato Grosso do Sul, que participam do projeto. O evento pretende orientar os trabalhadores da área rural no desenvolvimento sustentável de seus negócios e fortalecer o setor, através de palestras, debates e oficinas que propiciam conhecimentos e novas idéias.

Algumas práticas fazem parte do conceito de tecnologias sociais, e segundo a Cartilha Sebrae/MT, são soluções criativas e de baixo custo, que podem ser aplicadas por qualquer pessoa para melhorar a qualidade de vida e possibilitar inclusão, de forma sustentável.“O Seminário é uma oportunidade de discutir técnicas que mudaram a realidade de muitas pessoas e principalmente mostrar que, o produtor rural é o gerador desta tecnologia, é quem está no dia-a-dia na propriedade e sabe das suas dificuldades e procura solucioná-las de forma criativa e com baixo custo, que é a essência da tecnologia social”, explica a técnica da Unidade de Agronegócio do Sebrae/MS Patrícia Gasparetto.

Programação

“Tecnologia Social e Sustentabilidade Local” e “Instrumentos Públicos como Desenvolvimento Econômico de Pequenos Negócios Locais” são os dois painéis oferecidos no período matutino, com palestras e debates. À tarde, acontecem oficinas de Agroecologia; Práticas Sustentáveis de Hortifruti; Alimentação; Adubagem orgânica – Técnicas de compostagem: Minhocasa – Transformando lixo orgânico em húmus; Atividade consorciada e Captação de recursos. Ministrada por Gustavo Nadeus Bijos, consultor do Sebrae/MS, a oficina de “Atividade Consorciada Integração Fruticultura e Apicultura”,que será realizada às 14 horas, apresenta algumas tecnologias de manejo de abelhas consorciadas com alguns tipos de cultura, como por exemplo frutas produzidas no Estado. “Os municípios de Cassilândia e Chapadão do Sul já utilizam colméias consorciadas com o plantio de soja e girassol. É uma alternativa que dá certo e quero mostrar isso aos produtores”, afirma o consultor.

Outra oficina que aborda o consórcio com frutas é a de “Práticas Sustentáveis de Olericultura e Fruticultura”, ministrada pelo educador do Senar/MS, Antonio Minari, às 16 horas. Ele conta que trabalha com fruticultura desde 1980 e sempre gostou das atividades de extensão rural. “Quero mostrar que o produtor não precisa de grandes recursos para a transformação e melhoria de suas atividades, ele pode aproveitar muito do que a própria propriedade oferece”, explica. Ainda será discutido na oficina: sustentabilidade, aproveitamento de adubação e técnicas simples de irrigação. Também está na programação, a exposição de uma Feira Modelo, que conta com barracas de artesanato, doces e outros produtos dos próprios produtores.

Serviço

O projeto de Apoio a Produção Sustentável do Território da Cidadania abrange 11 municípios: Terenos, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio, Nioaque, Maracaju, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Bela Vista e Bodoquena. Também podem participar do encontro, gestores públicos e privados com interesse na implementação de projetos, e que trabalhem para a promoção da tecnologia social. O evento é realizado pelo Sebrae/MS e conta com a parceria das prefeituras, do Senar, da Famasul e MDA. A entrada é gratuita, e para obter mais informações e a programação completa do seminário, ligue no 0800-570-0800. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS