O Plenário do Senado aprovou na última terça-feira o Projeto de Lei que altera a estrutura ferroviária do país, que também define os caminhos para futuros investimentos federais em linhas férreas de Mato Grosso do Sul.
Entre os projetos aprovados estão a construção de uma ferrovia ligando a cidade paulista de Panorama a Porto Murtinho, num trajeto de 750 quilômetros. Também podem ser viabilizadas a EF-334, que ligará Ilhéus (BA) a Alvorada (TO), totalizando 1,5 mil quilômetros e a EF-354, entre o litoral norte fluminense e a fronteira com o Peru, percorrendo 4,4 mil e passando por Aparecida do Taboado, na região nordeste do Estado.
As duas últimas ferrovias formariam uma bifurcação, atendendo a leste os portos do nordeste, sudeste e sul e a oeste a crescente integração comercial com os países da América do Sul, colocando Mato Grosso do Sul em posição privilegiada.
Ferroeste
Os projetos de construção dos novos ramais da Ferroeste em Mato Grosso do Sul também foram aprovados pela proposta. A ferrovia interligará a região Sul - a maior produção de grãos do Estado - aos portos catarinenses e paranaenses. O primeiro passo já foi dado e a expectativa é de que os projetos se transformem em realidade já a partir de 2010.
O ramal aprovado pelo projeto de lei ligará Maracaju, Dourados e Mundo Novo até Cascavel, no Paraná. De lá, um ramal já construído alcança o Porto de Paranaguá. A concretização do empreendimento é de interesse econômico direto dos estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná
O projeto para a construção do ramal sul-mato-grossense da Ferroeste já conta com recursos R$ 1,3 bilhões, empenhados pela comissão de Infra-estrutura do Senado Federal através de emenda do senador Valter Pereira (PMDB).
A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. - Ferroeste, criada em 15 de março de 1988, é uma empresa de economia mista, vinculada a Secretaria dos Transportes por ser o Estado do Paraná o seu maior acionista. A empresa detém a concessão para construir e operar uma ferrovia entre Guarapuava (PR) e Dourados (MS), e servindo o Oeste e extremo Oeste paranaense, Mato Grosso do Sul, Paraguai e norte da Argentina.
Concebida principalmente para transporte de grãos e insumos para plantio, a Ferroeste, denominada no passado de "Ferrovia da Soja" e "Ferrovia da Produção", teve sua construção iniciada em 15 de março de 1991, com a implantação do trecho Guarapuava – Cascavel (numa primeira etapa); e, em etapas posteriores, Cascavel - Guaíra e Cascavel - Foz do Iguaçu. (Com Assessoria)