A realização de um trabalho em conjunto dos governos de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Paraná, Rondônia, Tocantins e Minas Gerais, para adotar medidas necessárias a incrementar a utilização da hidrovia Tietê-Paraná, foi defendida pelo senador Delcídio do Amaral (PT). A hidrovia que atravessa cinco estados tem cerca de 2.400 quilômetros de vias navegáveis e é capaz de transportar até 11,5 milhões de toneladas de cargas por ano.
"A nova legislação que aprovamos recentemente no Congresso Nacional facilita e incentiva a utilização dos portos, inclusive os fluviais, e representa um grande avanço para o Brasil. Depois dessa conquista, não podemos criar uma regulamentação que promova entraves nesse esforço para melhorar o escoamento dos nossos produtos. As bancadas dos estados que utilizam a hidrovia e os próprios governos estaduais têm que trabalhar de forma articulada focando esse objetivo: eliminar regras que prejudicam a ampliação da navegação no Rio Paraná e Tietê, e também no Rio Paraguai, para alavancar o desenvolvimento de toda a região", afirmou o senador nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, ao participar, a convite do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen.
O evento contou com a presença do superintendente de navegação interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, do secretário de infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Edson Girotto, da prefeita Márcia Moura (PMDB), de técnicos do governo federal e dos estados atingidos, além de prefeitos e vereadores da região. Para o senador, as características de Mato Grosso do Sul favorecem o desenvolvimento do transporte hidroviário.