Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 10 de Julho de 2008, 14:36 - A | A

Quinta-feira, 10 de Julho de 2008, 14h:36 - A | A

Senai aplica neste domingo as provas do Processo Seletivo Unificado de Inverno

Da Redação

O Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul) aplica neste domingo (13), das 8h30 às 12h30, nas unidades de Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Rio Verde, Nova Andradina, Naviraí, Maracaju e Dourados, as provas do Processo Seletivo Unificado de Inverno 2008. O candidato fará o exame na cidade que escolheu dentre oito opções, independentemente do local de realização do curso escolhido.

O Processo atraiu 1.872 inscritos para disputar as 960 vagas em dez diferentes cursos autorizados pelo CEE (Conselho Estadual de Educação) e disponibilizados em oito cidades do Estado, contemplando diversas regiões onde o desenvolvimento industrial ganha força. O curso mais concorrido é o de Mineração, oferecido em Corumbá no período noturno, que tem 5,152 candidatos por vaga, seguido pelo curso de Máquinas e Motores, também oferecido em Corumbá no período noturno, com 4,343 candidatos por vaga.

Também está concorrido o curso de Eletrotécnica, oferecido em Dourados no período noturno, com 3,2 candidatos por vaga e o de Eletrotécnica, oferecido em Corumbá no período noturno, com 3,1 candidatos por vaga. As aulas dos cursos terão início no dia 4 de agosto e os valores das mensalidades estão alinhados com a disponibilidade tecnológica empenhada para a realização dos cursos, de modo a proporcionar um processo de ensino-aprendizagem adequado às necessidades do mundo do trabalho.

Em Campo Grande, estão disponíveis os cursos técnicos de Alimentos, Mecânica de Máquinas e Motores, Mecânica de Automóveis, enquanto em Corumbá são os cursos de Eletrotécnica, Mecânica de Máquinas e Motores e Mineração, enquanto na cidade de Dourados são os cursos técnicos de Mecânica de Automóveis, Alimentos, Açúcar e Álcool, Instrumentação, Eletrotécnica e Química.

Já na cidade de Rio Verde é o curso de Cerâmica, enquanto em Três Lagoas são os cursos técnicos de Mecânica de Máquinas e Motores, Instrumentação, Eletrônica, Celulose e Química. Em Naviraí são os curso de Açúcar e Álcool e Química e, na cidade de Maracaju, são os cursos técnicos de Açúcar e Álcool, Eletrotécnica e Química e, em Nova Andradina, são os curso de Açúcar e Álcool e Química.

Bolsas

O Senai/MS vai garantir bolsas de estudo até o fim do curso para os candidatos que alcançarem bom desempenho nas provas do Processo Seletivo e aos trabalhadores das indústrias. De acordo com o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai/MS, Jesner Escandolhero, a concessão das bolsas está divida em três modalidades. “Os alunos poderão ser beneficiados em três modalidades distintas, por mérito, condição socioeconômica e para os funcionários de empresas industriais”, revela.

Na categoria Meritória, tem direito a bolsa de estudo, os três primeiros colocados classificados em cada uma das 25 turmas dos dez cursos oferecidos, sendo que o percentual concedido varia de parcial a integral, dependendo da classificação do aluno aprovado. Para o primeiro lugar, o desconto é de 100%, obtendo assim bolsa integral, enquanto para o segundo o desconto é de 50% e para o terceiro colocado chega a 15%.

“Só nesta modalidade serão oferecidas 75 bolsas de estudos em oito cidades do Estado, que após serem concedidas, as mesmas ficarão garantidas, até o final do curso, desde que o aluno garanta os índices exigidos de presença e desempenho escolar”, completa Escandolhero, revelando que na modalidade Socioeconômica a concessão está limitada a duas bolsas por turma, desde que o candidato solicite e comprove sua condição vulnerável através da apresentação de documentos.

Jesner Escandolhero explica ainda que na modalidade Socioeconômica o percentual da bolsa concedida pode chegar a até 100% e acrescenta que o regulamento está disponível em todas as escolas e também no portal da Fiems (www.fiems.org.br). A terceira modalidade de concessão de bolsas contempla os trabalhadores da indústria que deverão comprovar por meio de documentos o vínculo empregatício. Os percentuais concedidos poderão chegar a 30% de acordo com a classificação das empresas que foram divididas em cinco categorias.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone 0800-7-070-745 (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS