Por proposta do Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) representantes das unidades do Senai de 9 estados, que desenvolve algum tipo de ação junto ao setor sucro-alcooleiro, estiveram reunidos para trocar experiências e discutir ações que possam melhorar o atendimento a demanda do setor.
Além de Mato Grosso do Sul participaram as unidades do Senai de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Alagoas, Tocantins e Paraná. Todos esses Departamentos Regionais já prestam algum tipo de atendimento ao setor com cursos que vão desde a aprendizagem, passando pelo técnico e até pós-graduação.
Nessa reunião, segundo o diretor regional do Senai/MS, foram definidas algumas ações como: a transferência de tecnologia de educação entre os estados para agilizar os prazos de atendimento, disponibilização do material didático na internet para todas as unidades, avaliação do perfil tecnológico da indústria sucroalcooleira e desenvolvimento de uma planta piloto de etanol para a capacitação nesse setor. A propósito dessas ações é desenvolver um plano setorial nacional de atendimento ao setor. Sabemos que para tornar o atendimento mais ágil em Mato Grosso do Sul, onde o segmento é muito pulverizado, será necessário uma maior atenção na educação à distância e na qualificação dos docentes voltados para o setor com foco na cadeia produtiva.
Atualmente o Senai/MS realiza cursos de qualificação em todas as áreas do processo produtivo e cursos técnicos em açúcar e álcool, química e mecânica também voltados à indústria de fabricação de açúcar e álcool.
Verruck ressalta que o trabalho desenvolvido pelo Senai de Dourados está vocacionado para o atendimento ao setor sucroalcooleiro no estado. Assim como temos o Centro de Tecnologia da Cerâmica no Senai de Rio Verde, a unidade de Dourados está se preparando para ter o domínio das tecnologias desse segmento que vem crescendo não só no estado como em todo o país, diz ele.