Servidores administrativos lotados nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME) vão receber R$ 600 de bolsa alimentação a partir deste mês. O benefício, que aumentou 33%, será concedido para 1.852 servidores administrativos, do quadro efetivo.
Os servidores administrativos que cursam o Programa Nacional de Formação Inicial em Serviços dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), vão passar a receber R$ 150,00 como bolsa de estudos, também a partir do mês de dezembro. O auxílio é uma conquista da gestão da prefeita Adriane Lopes, com o objetivo de valorizar os administrativos da educação, que desde o segundo semestre de 2022 participam das aulas do Profuncionário.
O programa oferece cursos profissionais técnicos em alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar. Após a conclusão do curso, que tem duração de dois anos, os servidores terão incorporado na remuneração aumento de aproximadamente 65% no salário, de acordo com a prefeitura da Capital. A retomada do programa foi anunciada pela prefeita em maio deste ano, e prevê a formação e habilitação técnica dos profissionais da educação efetivos, não docentes, em efetivo exercício que atuam nas unidades escolares da REME.
Os cursos do Profuncionário são uma forma de incentivar a contínua formação dos servidores públicos municipais e com olhar atento àqueles que estão nas carreiras que exigem o ensino fundamental e médio. Para quem iniciou o programa em 2022, a parceria com os colegas das unidades escolares, o apoio dos gestores e a vontade de estudar, ajudou os profissionais a terem mais perspectivas e planos. Um dos bons exemplos dessa parceria vem da EM José Rodrigues Benfica, no Bairro Amambai, onde os servidores receberam todo incentivo da direção escolar e comemoram as conquistas.