Campo Grande 00:00:00 Sábado, 01 de Fevereiro de 2025


Cotidiano Terça-feira, 16 de Maio de 2023, 13:50 - A | A

Terça-feira, 16 de Maio de 2023, 13h:50 - A | A

Parceria

Simone Tebet anuncia projeto de recuperação do Rio Taquari, no Pantanal

O Rio Taquari é um dos mais importantes rios da Bacia do Pantanal

Viviane Silva
Capital News

Divulgação/Portal MS

Tebet anuncia projeto de recuperação do Rio Taquari, no Pantanal

O Rio Taquari é um dos rios mais importantes da Bacia do Pantanal

A ministra Simone Tebet (MDB) e o  governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) , anunciaram parcerias entre governo do Estado e Governo Federal durante reunião com todo secretariado do Estado, em Campo Grande, nesta segunda-feira (15). Entre os projetos, houve o anúncio de parceria para recuperação do Rio Taquari, que já perdeu 65% das suas águas. Conforme Tebet, o cálculo estimado é de R$ 500 milhões para salvar o Rio Taquari. 

"Estamos falando de algo em torno de R$ 500 milhões. E o Governo do Estado não tem (esse recurso), mas os bancos internacionais sim e estão dispostos a ajudar. Um bom projeto faz com que a gente consiga captar este recurso de bancos multilaterais”, disse Tebet.

Segundo a ministra, viva em um momento em que grandes bancos e instituições internacionais estão preocupados com questões ambientais, para poder arrecadar fundos e aplicar nessa área. 

"Nós sabemos do problema de assoreamento do Rio Taquari, que já perdeu o leito. Nós nem sabemos mais qual é o leito do Rio Taquari, porque está todo assoreado", pontuou.  

 

"Temos que aproveitar que há um governo preocupado com a questão ambiental e uma ministra de Mato Grosso do Sul para pegar dinheiro de bancos internacionais e cuidar do meio ambiente", complementa a ministra.

 

 

Mesmo sem a formalização de um projeto específico, a previsão é de que o rio receba ações para mitigar os impactos ambientais que atingem a área há anos. “É uma obra que começa e não termina em um ano só. É uma obra que em três, quatro anos, nós podemos, ou o governador pode entregar, talvez a maior obra estratégica para o futuro de Mato Grosso do Sul e do Brasil que é a questão de resolver esse passivo ambiental. E resolver com isso um grande problema na área socioeconômica da região do Pantanal. Estamos iniciando esta conversa, os estudos vão ser levantados. Todos os projetos eu vim ouvir, levar os projetos para Brasília para ajudar junto aos ministérios”, explicou a ministra.

 

Divulgação/Governo do MS

Ampliadas como ações de conservação do Rio Taquari

Área assoreada do Rio Taquari

Histórico do Rio Taquari

Com 787 milhas de extensão, o Rio Taquari é um dos mais importantes rios da Bacia do Pantanal, que nasce no Mato Grosso (MT) e atravessa muitos municípios do Mato Grosso do Sul (MS). 

 

O rio se configura como um dos principais leitos de drenagem das águas da Bacia Pantaneira para o Rio Paraguai e santuário ecológico da região, exibindo, hoje, sinais de devastação. 

 

A origem dos problemas do Taquari está concentrada na parte alta do rio, onde há uma grande quantidade de sedimentos provenientes do uso inadequado do solo de pastagem. 

 

Esses materiais sólidos são levados para a parte baixa da bacia, causando, por exemplo, o assoreamento do rio.

 

Os estragos do rio vêm sendo causados ​​ao longo de 30 anos, ocorreram no cenário ecológico que vemos hoje. 

 

Ainda conforme destacado pelo Governo Federal, entre as consequências causadas pelo assoreamento do rio, vê-se a degradação dos recursos naturais como solo, água, vegetação e diminuição da fauna terrestre e aquática. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS