A Sulurb, responsável pela coleta, recolheu aproximadamente 25 toneladas de lixo que estava amontoado na Santa Casa em Campo Grande. O hospital estava com lixo desde a terça-feira (8), quando os funcionários da empresa iniciaram a greve.
No local havia sacos e caixas acumulados, mesmo sendo considerado um serviço essencial. A prefeitura foi à Justiça e pediu a liminar que obriga a empresa a recolher o lixo hospitalar, prevenindo assim os riscos à saúde da população.
Ainda nesta segunda-feira (14), haverá uma reunião entre a prefeitura e a Solurb no Tribunal de Justiça para tratar sobre o assunto.
Justiça
A Justiça concedeu liminar, no domingo (13) por volta das 13h30, dando um prazo de quatro horas para que a Solurb realizasse o trabalho da coleta de lixo hospitalar. Caso não cumprisse, a empresa seria multada no valor de R$ 30 mil por hora.
A Procuradoria Geral do Município entrou também com pedido de liminar para que a empresa recolhesse o lixo. O pedido aconteceu após denúncias nas redes sociais de que algumas pessoas esparramariam o lixo na rede municipal de educação.
Pagamentos
De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, a responsabilidade pelo pagamento dos funcionários da Solurb é da própria empresa. A Solurb já recebeu R$ 56 milhões este ano, o último pagamento foi em 24 de agosto. Ainda de acordo com a prefeitura, não existem pagamentos em aberto com a Solurb, pois as despesas ainda não foram liquidadas.
O processo está em andamento para ser atestada a prestação de serviço e somente após a medição e conferência minuciosa é que novo pagamento será feito. Pela legislação, a prefeitura tem até 90 dias para realizar o pagamento, prazo também previsto no contrato firmado entre a empresa e a administração.