Encerrou, por volta das 19h desta sexta-feira (18), a greve dos trabalhadores da coleta de lixo. Em nota oficial, a Solurb, concessionária responsável pelo serviço, informou que “diante do cumprimento da medida judicial imposta à prefeitura, que é o depósito referente á somatória dos salários dos funcionários, a CG Solurb retomará, hoje, às 19 horas, a coleta de lixo. A empresa continuará com o serviço enquanto os insumos estocados permitirem.”
Durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, na manhã de sexta (18), a empresa justificou que a dificuldade da retomada dos serviços se dá por falta de combustível nos caminhões. O superintendente da Solurb, Lucas Dolzan, ainda afirmou que o problema seria de responsabilidade da prefeitura por atrasar o pagamento da prestação do serviço.
O desembargador João de Deus Souza, coordenador do Núcleo de Conciliação do TRT e vice-presidente do TRT, divulgou que esta alegação será investigada pelo Ministério Público para ver se procede.
Inicialmente, a Solurb cobrou R$ 11 milhões para encerrar a greve e regulamentar o pagamento dos servidores, porém, durante a conciliação, este valor caiu para R$ 7 milhões.