Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 01 de Abril de 2022, 10:33 - A | A

Sexta-feira, 01 de Abril de 2022, 10h:33 - A | A

Falta pouco

Tanques do Bioparque Pantanal estarão 100% povoados em seis meses

Taxa de mortalidade de peixes não chegou a 2%

Elaine Silva
Capital News

Tanques do Bioparque Pantanal estão operando, incialmente, com 40% da capacidade total de peixes. Biólogo e coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul, Heriberto Gimenes Júnior, explica que a preparação dos peixes para serem soltos no aquário vem desde a quarentena, quando os animais passam por um período de adaptação ao cativeiro. “O médico veterinário faz uma análise para ver se tem patógeno, executando a identificação e tratamento de patógenos, para eliminar possíveis parasitas, protozoários, e tem também a adaptação desses animais ao alimento industrializado, às rações. Então, esse é o período de preparo desses peixes tanto na parte de saúde quanto condição comportamental, para poder entrar nos recintos”, disse. 

Bruno Rezende/Portal MS

Tanques do Bioparque Pantanal estarão 100% povoados em seis meses

Heriberto Junior

 

Heriberto ressalta, porém, que um aquário novo não está totalmente pronto para receber 100% do plantel, ou povoamento, sendo necessário cumprir o processo chamado de maturação de cada tanque. “Existem bactérias que compõem essa parte de filtragem. Essas bactérias são fundamentais para poder eliminar as excretas e demais dejetos desses peixes. Se colocar muito peixe, não vai ter bactéria suficiente para poder consumir esses dejetos e isso, consequentemente, vai causar um problema na qualidade de água o que pode causar a mortalidade dos animais”, afirmou.

 

Processo de maturação passa por um período de análise da qualidade da água, conforme pontua o biólogo. “Nós vamos fazendo as análises diárias da qualidade da água de cada recinto para poder saber se esse tanque está pronto ou não para receber mais peixes. O que temos hoje desses 40% é um plantel completamente saudável e adaptado a esse tipo de ambiente de cativeiro”, disse via assessoria. A previsão é de que esse processo de maturação dos tanques dure até seis meses, para então receber o povoamento completo.

 

Segundo o biólogo, durante o processo de povoamento, a mortalidade de peixes é comum em aquários do mundo inteiro, mas no Bioparque Pantanal a taxa não chegou a 2%.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS