Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024



Cotidiano Quinta-feira, 11 de Novembro de 2021, 16:27 - A | A

Quinta-feira, 11 de Novembro de 2021, 16h:27 - A | A

Cuidados

Tempestades deixa cinco cidades em situação de emergência em Mato Grosso do Sul

Entre os mais afetados estão produtores, comunidades indígenas e moradores de periferias

Elaine Silva
Capital News

Defesa Civil/Portal MS

Tempestades deixa cinco cidades em situação de emergência em Mato Grosso do Sul

Destruição pós-temporal

Amambai, Eldorado, Itaquiraí, Japorã e Paranhos, estão em situação de emergência, por conta das tempestades, com os vendavais, chuva e granizo em outubro. Entre os mais afetados estão produtores de melancia, comunidades indígenas, quilombolas e moradores das periferias. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial do Estado (DOE). 

Defesa Civil/Portal MS

Tempestades deixa cinco cidades em situação de emergência em Mato Grosso do Sul

Destruição pós-temporal

 

Diversos danos públicos e privados foram causados pelo temporal, com prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta dos municípios afetados, principalmente o destelhamento em centenas de residências, além de prédios públicos e privados, contabilizando danos consideráveis em galpões e outras estruturas, além do corte no fornecimento de energia elétrica decorrente da queda de árvores e galhos sobre a fiação elétrica, prejudicando a conservação do leite, ventilação de aviários, produção e escoamento de rações, carnes e hortifrutigranjeiros e outros produtos da agricultura familiar, conforme as informações do Governo do Estado. 

 

“Esses municípios decretaram Situação de Emergência e cumpriram o regramento. Fizemos o apoio técnico e estamos fazendo o levantamento para dar encaminhamento para o atendimento à população”, disse  o coordenador da Defesa Civil Estadual, Tenente-Coronel Fabio Santos Catarineli. 

Chico Ribeiro/Portal MS

Tempestades deixa cinco cidades em situação de emergência em Mato Grosso do Sul

Governador determinou esforço concentrado para reestabelecer normalidade

 

Força-tarefa 

No dia 18 de outubro em que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) criou um grupo de trabalho para apoiar os municípios e restabelecer o fornecimento de energia elétrica, que estava interrompido em algumas cidades, inclusive cedendo aeronaves da Casa Militar para fazer o mapeamento das áreas rurais em que os postes desabam. Na ocasião, o governador pediu aos participantes celeridade nas ações para apoiar as prefeituras na recuperação dos estragos e para restabelecer o fornecimento de energia.

 

A reunião contou com as presenças do diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro; dos secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Flávio César (Governo  e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar); e do Tenente-Coronel Fabio Catarineli.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS