Campo Grande 00:00:00 Domingo, 12 de Janeiro de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 10 de Março de 2021, 18:34 - A | A

Quarta-feira, 10 de Março de 2021, 18h:34 - A | A

Incentivo a aprendizagem

Termo de cooperação levará aprendizagem industrial as Uneis do Estado

Projeto é discutido por lideranças do Senai e MPT MS

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Fiems

Termo de cooperação levará aprendizagem industrial as Uneis do Estado

Reunião entre lideranças do Senai e MPT MS

Presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, (Fiems), Sérgio Longen, recebeu na última terça-feira (09), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), Cândice Gabriela Arósio, na ocasião foram discutidas a adesão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a um termo de cooperação que consiste na promoção de cursos de aprendizagem industrial para adolescentes das Unidades Educacionais de Internação (Uneis), de Mato Grosso do Sul.

 

Presidente da Fiems, Sérgio Longen, afirma que os investimentos em educação são uma das  prioridades do Sistema Indústria. Longen ressaltou que a parceria entre Senai e MPT proporcionará o avanço nessa área. “O Senai cada vez mais tem procurado evoluir na área de profissionalização, capacitação e a parceria com o MPT é um grande avanço para nós, uma grande parceria e esperamos desenvolver cada vez mais nessa direção e com essa cooperação”, enfatizou via assessoria.

 

Cândice Arósio explicou que entre os termos previstos no acordo de cooperação está a criação do projeto “Medida de Aprendizagem”, desenvolvido pelo MPT com intuito de promover a inserção de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em regime fechado em programas de aprendizagem profissional. “Entendemos que o Senai tem a expertise necessária para desenvolver essa ação e a reunião visou discutir a possibilidade de a instituição aderir a esse termo e fazer algo que mude a vida desses adolescentes”, destacou a procuradora.

 

A iniciativa busca implementar programas de aprendizagem profissional dentro das Uneis do Estado. “Então os adolescentes seriam contratados por empregadores, que têm obrigação legal de cumprir a cota de aprendizagem, e dentro das Uneis o Senai faria o curso teórico e prático. Essa medida é importante porque ajuda o MPT a fazer com que as empresas cumpram essa cota, mas mais do que isso, garantir a inserção de adolescentes que estão à margem do sistema”, completou Arósio.

 

Para a procuradora, a aprendizagem profissional poderá gerar enormes impactos na vida desses adolescentes. “Eles terão registro na carteira de trabalho, certificado de que foram qualificados pelo Senai e terão ainda uma reserva de dinheiro, porque recebem salário e têm todos os direitos trabalhistas resguardados para recomeçar a vida de uma forma diferente. A ideia é fazer a reinserção desses jovens, porque não podemos esquecer que o grande objetivo das Uneis é ressocializar”, finalizou via assessoria.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS