Embora o contrato inicial entre a CCR MSVia e o Governo Federal preveja a duplicação de apenas 203 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso do Sul, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, afirmou que a rodovia será completamente duplicada ao longo dos 30 anos de concessão. Ele explicou que o contrato inclui "gatilhos" que obrigam a concessionária a duplicar trechos sempre que a ANTT identificar gargalos na rodovia. "Se a demanda começar a subir, o gatilho vai ser acionado e a concessionária automaticamente é obrigada a duplicar", afirmou.
Atualmente, dos 846 quilômetros da BR-163, 170 quilômetros são duplicados. Cláudio Cavol, presidente do sindicato das empresas de transporte, expressou insatisfação com a duplicação limitada. Em resposta, Vitale disse: "Com o crescimento projetado de Mato Grosso do Sul, fatalmente a BR-163 será duplicada de Guaíra até Sonora nos próximos 30 anos."
Nos três primeiros anos da concessão, serão investidos R$ 2 bilhões para a duplicação de uma parte dos 203 quilômetros previstos, com foco no trecho entre Nova Alvorada do Sul e Bandeirantes. Além disso, será criada uma terceira faixa ao longo de 150 quilômetros, melhorando o tráfego.
Com os investimentos, o pedágio aumentará de R$ 7,00 para R$ 15,00 a cada 100 quilômetros. Rogério Vitale explicou que a tarifa só aumentará após a entrega dos investimentos, garantindo que o contrato é "muito mais coerente com a realidade" do que os contratos anteriores, como o de 2014, quando o pedágio começou a ser cobrado apenas após a duplicação de 150 quilômetros.
O contrato final deverá ser assinado no segundo semestre do próximo ano, e a audiência pública realizada em Campo Grande foi exigida pelo Tribunal de Contas da União. Vitale comentou que, embora as sugestões tenham poucas chances de alterar o contrato, "sempre pode surgir algo que a gente possa incrementar".