O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) está promovendo um mutirão de exames práticos neste fim de ano para atender candidatos que não conseguiram finalizar os processos de habilitação iniciados desde 2019. O objetivo é garantir que todos os exames sejam concluídos antes do prazo limite de 31 de dezembro de 2024.
O mutirão começou no sábado (21), com a realização de 300 exames na categoria B (carro). Na quinta-feira (26), estão agendados 600 exames da categoria B, seguidos por 400 exames da categoria A (moto) na sexta-feira (27) e 150 exames das categorias C, D e E (categorias superiores). No sábado (28), serão realizados mais 300 exames da categoria B. A média diária de exames em condições normais é de 150.
De acordo com o Detran-MS, o mutirão é uma resposta ao prazo determinado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que exige que todos os candidatos que iniciaram o processo durante a pandemia finalizem as etapas até o final de 2024. Caso contrário, será necessário abrir um novo processo de habilitação.
Com a alta demanda de exames para concluir esses processos pendentes, o Detran-MS tem intensificado a mobilização para garantir que todos os candidatos possam regularizar sua situação e obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O órgão tem se dedicado a realizar mais exames diários, além do número normal de atendimentos, para atender o maior número de pessoas possível.
O mutirão é uma oportunidade para aqueles que ainda não conseguiram realizar a prova prática e evitar que o processo de habilitação seja interrompido. O Detran-MS reforça a importância de cumprir o prazo para evitar transtornos e a necessidade de reiniciar todo o processo de habilitação.