O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) pelo segundo ano consecutivo superou a marca de mais de 80 leilões realizados. A otimização de processos internos, aumentou a eficiência dos certames, ampliando a segurança e também a transparência.
Embora o relatório anual da Gerência de Destinação de Veículos (Gedest) mostra que a quantidade de leilões realizados no ano anterior tenha sido menor que a de 2022, o número de veículos ofertados em 2023 foi 3% maior, com o arremate de 9.145 veículos.
Segundo o balanço, em 2023 foram realizados 29 certames na modalidade veículos para circulação, 29 de sucata aproveitável e 24 de sucata inservível.
A disponibilização de veículos para leilão, segue a Resolução Contran nº 623/16 que regulamenta procedimentos administrativos para a remoção, custódio e realização de leilão de veículos que foram removidos ou recolhidos por órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), e que não foram recuperados pelos seus proprietários dentro do prazo de 60 dias, mesmo com as duas notificações, uma no ato da entrega do veículo e outra no Diário Oficial do Estado.