Com necessidade imediata de pelo menos 500 motoristas para indústrias de celulose e mineração, o Governo de Mato Grosso do Sul vai abrir, dentro de 15 dias, mil cadastros para o programa “Voucher Transportador”, que vai pagar a emissão de carteira de habilitação profissional. Serão R$ 4,5 milhões que o governo abrirá mão de receber para poder qualificar motoristas de carretas e caminhões, levando-se em conta que cada carta D e E sai a R$ 4,5 mil.
Serão abertas mil vagas nas regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. Promovido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Sest/Senat, o “Voucher Transportador” vai funcionar como uma escola de motoristas profissionais.
Riedel destacou que se trata de um compromisso firmado com a sociedade. “Início de uma caminhada, que só vai crescer, uma jornada que irá se ampliar. Vai aumentar a renda das pessoas e dar mais qualidade ao serviço realizado. Se as mil pessoas forem empregadas no programa, vamos fazer a qualificação para cinco mil”, garantiu.
Além do Voucher Transportador, estão entre os projetos iniciais o “Voucher de Desenvolvedor de Sistemas” para programadores de software, qualificação para mulheres na fronteira, programa para pessoas com deficiência, busca ativa de trabalhadores que estão desempregados, qualificação rápida em massa, e qualificação para setor hoteleiro, entre outros.