Leia na íntegra a nota divulgada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul:
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), esclarece que a informação constante na página do site do TCE/MS, na parte “serviços e consultas – obras em fiscalização”, referente ao acompanhamento do cronograma físico e financeiro da obra do Aquário do Pantanal “não permite concluir que a obra esteja 93% executada”, conforme foi noticiado recentemente por diversos sites de notícias da Capital e do interior.
O gráfico apresentado no site do Tribunal informa que transcorridos 93% do tempo estimado para a sua conclusão, 60% foi executado, o que revela atraso na execução e que, por conseguinte, poderá ser providenciada a prorrogação do prazo de conclusão da obra.
Estes dados são referentes ao 29º relatório da auditoria da obra do Aquário do Pantanal, como parte do programa “Obras em Fiscalização”. O relatório produzido pela equipe da Diretoria de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente do TCE/MS (DEAMA) revela que já foram investidos e pagos na obra um montante de R$ 51.268.122,58, equivalente a 60% do montante de R$ 84.749.754,23 que deverão ser aplicados até a conclusão completa da obra. Por outro lado o relatório constata que 93% do cronograma físico (tempo de execução) da obra já transcorreram, tendo em vista que o prazo final de execução estava previsto para outubro deste ano.
O relatório está disponível no site www.tce.ms.gov.br, na aba “obras em fiscalização”, sob a forma de arquivo em PDF para download e também com fotos do estágio atual da obra. As informações são periodicamente atualizadas, sempre que forem realizadas inspeções na obra, de forma que a população possa acompanhar o andamento do empreendimento. A fiscalização é mensal e está sendo feita com base em um manual técnico para padronizar procedimentos.