Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007, 17:04 - A | A

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007, 17h:04 - A | A

Tudo pronto para o início da Semana Nacional da Conciliação

Da redação

Segunda-feira, 3 de dezembro, às 8 h, terão início as atividades da Semana Nacional de Conciliação, que será realizada até a sexta-feira 7. A abertura oficial do evento será no Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande. Na cerimônia, o Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. João Carlos Brandes Garcia, na presença de autoridades dos três poderes, vai destacar a importância da iniciativa que só no Mato Grosso do Sul agendou mais de 4.200 processos. No país inteiro o número supera 200 mil feitos.

Como a Semana da Conciliação, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça e coordenada pelo Poder Judiciário de MS, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Defensoria e a sociedade em geral, tem entre os seus objetivos criar uma nova mentalidade, voltada à pacificação social, por meio da conciliação, ou seja do acordo entre as partes, o Presidente do TJ, Des. Brandes Garcia, vai conceder entrevista coletiva à imprensa durante o evento, para que a sociedade saiba que a melhor e a mais rápida justiça, é a conciliação.

“A conciliação é caminho para a construção de uma convivência mais pacífica. O entendimento entre as partes é sempre a melhor forma para que a Justiça prevaleça, O objetivo é uma sociedade capaz de enfrentar suas controvérsias de modo menos litigioso, valendo-se da conciliação, orientada por pessoas qualificadas, para diminuir o tempo na busca da solução de conflitos e reduz o número de processos, contribuindo, assim, para o alcance da paz social”, pronunciou a Ministra Ellen Gracie Nothfleet, Presidente do CNJ, durante o lançamento do Movimento pela Conciliação.

Com esta mentalidade de promover o acordo, o Poder Judiciário de MS procurou parcerias e conseguiu a adesão de diversas seguradoras, bancos, financeiras, telefonia, empresa fornecedora de energia, empresa fornecedora de água, para ampliar o leque de possibilidades durante a semana de mobilização. As universidades também auxiliarão com profissionais da prática jurídica.

No Estado estão mobilizados 382 colaboradores, sendo 55 magistrados e 327 servidores, coordenados pelos magistrados Dr. Vladimir Abreu da Silva e Dr. Fernando Paes de Campos. Participam do evento a comarca de Campo Grande, e 20 do interior: Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Cassilândia, Bandeirantes, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Glória de Dourados, Inocência, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Deodápolis, Iguatemi, Jardim e Nioaque. Na capital são 10 juizados especiais e 9 cartórios.

O expediente nesta semana será especial. No período matutino, das 8 às 11h, será destinado somente à realização de audiências de conciliação. Para as causas patrocinadas pela defensoria pública, as audiências deverão ser agendadas com a observância da disponibilidade de horário do defensor público.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS